value1

Coursera divulga primeiros cursos português

coursera

A parceria entre a plataforma de cursos online gratuitos Cousera, USP e Unicamp vai sair do papel em 2015. Anunciado em setembro, o acordo trará ao site os primeiros módulos elaborados pelas universidades inteiramente em português. E os seis temas iniciais já foram definidos, embora não tenham data certa para acontecer:

Universidade de São Paulo – USP

1. Fundamentos e linguagem de negócios: contabilidade – The Blue Side Up

2. Origens da vida no contexto cósmico

3. História da contabilidade

4. O sistema previdenciário brasileiro: características e aspectos distributivos

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

5. Processamento digital de sinais

6. O empreendedorismo e as competências do empreendedor

Em dois anos, o Coursera atingiu a marca de 10 milhões de alunos registrados. Só no Brasil, o número de inscritos cresceu de 300 para 370 mil em dois meses. A tradução dos cursos produzidos por universidades internacionais está sendo realizada pela Fundação Lemann, responsável pelo site no Brasil, com a ajuda de voluntários. 

Até agora, 33 cursos estão disponíveis com legendas. Ao todo, são mais de 700 oferecidos por grandes instituições de ensino como Stanford, Yale, Universidade de Michigan, Universidade de Longres e Princeton.

“Estamos orgulhosos com a marca que conseguimos atingir. É motivo de muita alegria perceber que milhares de pessoas em todo o mundo estão usufruindo do conteúdo disponibilizado por nossos parceiros para adquirir conhecimentos, progredir na carreira ou até mesmo escolher um novo campo de trabalho”, comenta a presidente do Coursera Daphne Koller.

Confira aqui 4 cursos gratuitos sobre tecnologia que estão disponíveis na plataforma.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

GRÁTIS: +90 LIVROS CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA PARA BAIXAR NO GOOGLE PLAY

Você gosta de literatura clássica? E gosta de livros gratuitos para ? Então preste atenção, pois no Google Play tem +90 livros clássicaos da literatura brasileira para , inteiramente grátis.

 

Alguns livros disponíveis são:

  • Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
  • O cortiço (Aluísio Azevedo)
  • O ateneu (Raul Pompeia)
  • Os escravos (Castro Alves)
  • A guerra dos mascates (José de Alencar)
  • Iracema (José de Alencar)
  • O seminarista (Bernardo Guimarães)

E muitos outros livros grátis para você e começar a ler agora mesmo. Tanto no computador como nos seus dispositivos móveis. Aproveite.

value1

Bill Gates promove plataforma de cursos gratuitos em português

Khan Academy, plataforma gratuita de aulas em vídeo, lançou na semana passada uma série de anúncios que buscam trazer mais alunos para o site. Entre os protagonistas está o fundador da Microsoft e homem mais rico do mundo, Bill Gates. No filme, Gates afirma que costuma utilizar a sala de aula virtual para ajudar seus filhos a resolver problemas ou quando deseja relembrar algum conceito matemático.

 

Em vídeos que duram de cinco a dez minutos, a Khan Academy oferece, além dos tradicionais conceitos de matemática, cursos de programação e de outros temas nas áreas de ciências, biologia, química, física e humanidades. O portal disponibiliza também as resoluções de provas do Enem e dos vestibulares mais concorridos do país.

O site tem trabalhado recentemente na tradução de conteúdos para o português. Por enquanto, o foco é traduzir cursos de matemática, mas quem entende o inglês pode passear por outros temas.

Confira o vídeo de Bill Gates abaixo:

Via Info

value1

Google vai ensinar programação a alunos de escolas alemãs

O Google lançou recentemente na Alemanha uma plataforma para ensinar programação de robôs a jovens de todo o país. Chamado de “Open Roberta”, o projeto busca incentivar as crianças a programar usando o Lego Mindstorms.

 

Essa é uma parceria da gigante da tecnologia com uma empresa de TI alemã, a Fraunhofer IAIS, que recebeu um investimento de mais de R$ 3 milhões para desenvolver um programa que simplificasse a programação e auxiliar na tarefa de resolver obstáculos técnicos de alunos e professores certificados.

Parte das possíveis dificuldades já foi eliminada: segundo a empresa, o software permanecerá na nuvem e em código aberto para evitar a instalação em dispositivos e as constantes atualizações.

Segundo o Google, em breve serão adicionados tutoriais para professores, para que eles possam ajudar os alunos a atender diferentes interesses de meninas e meninos. 

O Open Roberta está disponível para escolas de todos os estados da Alemanha.

Via 9to5 Google e The Next Web

value1

Unesco defende uso de celular na sala de aula

Item cada vez mais incorporado às nossas vidas, o smartphone ainda é visto com desconfiança nas escolas, que costumam proibir seu uso na sala de aula. A Unesco, no entanto, discorda da restrição e defende o acolhimento da tecnologia no aprendizado.

No documento “Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel”, de 2013, a entidade argumenta que os celulares podem “permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar”, “minimizar a interrupção em aulas de conflito e desastre” e “criar uma ponte entre a educação formal e a não formal”.

"Não podemos mais ignorar o celular, ele está em todo lugar. Sou contra a proibição do uso, pois a regra acaba sendo burlada. Será que em vez de proibir, não é melhor acolhê-lo como ferramenta educativa?", questiona Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil.

Enquanto os órgãos públicos não se posicionam formalmente sobre o tema, um novo mercado ganha corpo. Alheios à proibição, desenvolvedores aumentam a oferta de aplicativos voltados para a educação. O mais recente deles, PhotoMath, promete revolução ao usar a câmera do smartphone para resolver equações matemáticas. Será a aposentadoria do lápis e da tabuada?

Via: O Globo

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

9 livros que todo profissional de TI precisa ler

Quem quer se dar bem na indústria de tecnologia não pode se conformar apenas com o que 
aprende nos cursos especializados, também é necessário ter uma bagagem cultural que apoie tudo o que é visto em salas de aula e no mercado.

Uma boa forma de fazer isso é através da leitura, mas isso não significa que você tenha de comprar apenas livros sobre tecnologia. Na visão de executivos e professores consultados pelo Olhar Digital, o profissional pode ir atrás de conteúdo mais variado, mas que no fim acaba ajudando na sua formação.

 

Confira algumas sugestões:

Sidney Sossai, executivo de Social Business da IBM Brasil

Quem disse que os elefantes não dançam?, de Louis V. Gerstner

"Em 1995 eu estava cursando faculdade de Tecnologia da Informação, e já tinha iniciando 
minha carreira na área de tecnologia. Nessa época fui convidado a participar de um processo
de seleção na IBM - Windows, computação distribuída, Internet, mobilidade ainda eram 
sonhos e futurologia. Deixei meu emprego de carteira assinada, e apostei no estágio da IBM 
em um momento de muita transformação. Essa decisão praticamente transformou minha vida profissional, pois foi quando eu desenvolvi minha carreira, aprendi a lidar com a complexidade de uma grande empresa.

A mensagem que o livro me traz é que temos de estar sempre preparados para as 
transformações, sejam elas profissionais ou pessoais. A única certeza que temos é que elas 
irão acontecer, o desafio é estar preparados para quando elas virão."

Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVs, diretor da TI Educacional e criador do Circuito NETAS

Contabilidade Tributária, de Gustavo Oliveira

"O melhor livro que já li é Contabilidade Tributária, do professor Gustavo Oliveira. Como trabalho com programação de sistemas ERP, sempre tive muita dificuldade em entender nossa complexa legislação tributária. E este livro apresenta, de forma clara e objetiva, os principais tributos a serem pagos por uma empresa. Desde o Imposto de Renda até o ICMS, passando pelo PIS, COFINS, ISS, IPI, CSLL, INSS e ISS. Tenho indicado esse livro aos meus colaboradores, justamente porque quase todos os livros que tratam desta matéria não são muito esclarecedores. Este explica os porquês de cada lei de forma clara e objetiva. É uma obra que contribui muito com os profissionais." 

Silvio Celestino, especialista em carreira e sócio-fundador da Alliance Coaching

O poder dos quietos, de Susan Cain

"O mundo é formado tanto por pessoas introvertidas quanto extrovertidas e ambos possuem dificuldades inerentes à sua natureza no mercado de trabalho. Conhecer essas características e como utilizá-las de forma a diminuir seus gaps e potencializar suas qualidades é um fator de sucesso. O livro fala sobre essas características e como cada tipo pode aprimorar-se, estabelecer relacionamentos apropriados e, acima de tudo, agir para realizar a vida que deseja e atingir os resultados desejados."

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés

"Durante a carreira no mundo empresarial, a pessoa pode ter de enfrentar situações que se parecem com a sobrevivência em uma selva: defender-se de predadores, abandonar ideias passadas e amadurecer. Esse percurso deve ser feito com cuidados que são essenciais a todos, mas, especialmente, à mulher, que sofre mais barreiras e dificuldades para se impor na profissão. O livro é um excelente alerta e chamado à realidade e mostra como o amadurecimento é um caminho a ser trilhado de maneira cuidadosa, mas firme, para a vida."

Agesandro Scarpioni, coordenador do curso de Sistemas de Informação da FIAP

Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, de Roger S. Pressman

"Eu tenho como sugestão e até como um livro de cabeceira para quem é da área de TI. É o livro do Roger Pressman, que já está na 7º Edição, eu uso desde a minha época da especialização em engenharia de software no ano de 2000, é atualizado com frequência e serve tanto para alunos de graduação quanto para profissionais de TI.

Seu nome é Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional, é um livro em que diversos assuntos relacionados a TI são abordados de forma simples, possibilitando ao leitor conhecer as várias etapas do processo de engenharia de software, passando por modelagem e arquitetura, gestão de projetos e gestão da qualidade, incluindo os conceitos iniciais de UML e orientação a objetos."

Almir Meira Alves, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção 2.0. da FIAP

A Startup Enxuta - Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação, de Eric Ries;Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor No Brasil, de Silvio Meira; Project Management Body of Knowledge, do Instituto PMI; Gerenciamento Ágil de Projetos - Aplicação em Produtos Inovadores, de Daniel Capaldo Amaral

"Os dois primeiros livros são indicados para os profissionais com perfil empreendedor, que desejam empreender como empresários ou como empreendedores internos em empresas de tecnologia. Os dois livros ensinam como empreender com rapidez, planejamento e baixo investimento inicial.

Os dois últimos livros falam sobre a arte do gerenciamento de projetos. Todo profissional de TI deve entender seu trabalho como uma sucessão de projetos, em que ele deve conhecer, além da parte técnica, das áreas mais gerais do conhecimento em projetos, como RISCOS, CUSTOS, TEMPO, RH E COMUNICAÇÕES, entre outras áreas.

Eu diria que estes 4 livros podem ajudar o profissional de TI a ter uma visão estratégica do negócio e entender como a TI pode atender os objetivos principais do negócio, aproximando-se das áreas chaves de tomada de decisão."

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Livros com até 90% de desconto – Monte sua biblioteca

Aqui vai mais uma dica para a galera que gosta de ler e está montando sua biblioteca em casa, muitos de vocês ainda não conhecem o “Estante Virtual” e é sobre ele que eu venho falar hoje.

Através de um sistema de busca próprio, o portal oferece aos leitores acesso a mais de 11 milhões de livros seminovos e usados, além de raros e esgotados a preços em média mais baratos que as livrarias convencionais – o portal afirma ter economia média de 52% de desconto em relação às livrarias.

Basicamente o site é um portal entre vendedores de livros seminovos e clientes que amam literatura de qualquer gênero.

Os leitores buscam livros por autor, título, editora ou descrição entre todas as ofertas de acervos dos vendedores cadastrados no portal. Os resultados contém informações adicionais detalhadas sobre cada exemplar, como ano de edição, gênero literário, estado de conservação, preço, e dados do vendedor, como formas de pagamento e índices de qualificação.

Deem uma olhada no site e não irão se arrepender! Deixo também a página do facebook para ficar antenado nas novidades.

http://www.estantevirtual.com.br/

https://www.facebook.com/estantevirtual

Espero que tenham gostado da dica, caso queiram livros mais técnicos na area tecnológica visitem essapostagem, pois a Novatec está dando 20% de desconto para os leitores do blog em qualquer livro do seu acervo.

fonte: http://securityattack.com.br

value1

Acervo de livros – Biblioteca Computacional

Achei a ideia dessa “biblioteca digital” muito boa e quero compartilhá-la com vocês, achei uma grande variedade de livros, apostilas, cursos e afins sobre computação. Não sei quanto tempo o autor vai deixá-la online, mas a ideia é tão boa que usarei e com o tempo criarei uma para o SecurityAttack no server Owncloud. O link deixo a seguir para vocês baixarem o quanto puderem, façam bom proveito.

 

https://mega.co.nz/#F!aB4EGAKZ!J273qT77GxREaQo8HQAm_A

Obrigado e é isso ai ;) Valeu pessoal!

Update: Consegui mais link’s com alguns amigos de bibliotecas montadas e que estão sendo montadas, curti muito a ideia desses caras que uparam:

https://mega.co.nz/#F!LxYXzKBJ!wrZ189akS0I7EyBgsJxioA

https://mega.co.nz/#F!BcFh0DgT!FAwh-nInFhRgvuQHXV68EA

fonte: http://securityattack.com.br/

value1

3% dos livros vendidos no Brasil são digitais

livro-digitalNo Brasil os e-books experimentam um ritmo de crescimento semelhante ao visto em países como Estados Unidos e Reino Unido quando o formato digital era novidade por lá. 3% do total de títulos comercializados por aqui em 2013 eram eletrônicos, de acordo com números divulgados pela Folha de S.Paulo.

 

Embora seja tímido, o percentual está dois pontos acima do registrado pelas maiores editoras do país em 2012, quando o digital representava 1% das vendas. A alta de 2013 coincide com a consolidação de grandes lojas de e-books, como Amazon, Google, Apple e Kobo, que completaram um ano de atividades no Brasil.

Em mercados onde o formato já pegou e representa mais de 20% do total houve desaceleração no ritmo de crescimento - que vinha precipitado até 2013. Mais de 5% dos livros vendidos em Alemanha, França, entre outros, eram digitais no ano passado.

Neste caso, a coincidência é com a popularização dos serviços de streaming de livros, como Oyster e Scribd, em que se paga pelo acesso ao catálogo, e não para adquirir um único título - modelo idêntico ao da Netflix com os filmes e séries.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/