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Google, Facebook e Twitter unidos pelo open source no TODO

Google, Facebook e Twitter integram o TODO, um grupo de debate sobre o open source.

Os três gigantes da Internet, aos quais já se juntaram outros grandes nomes como a Dropbox, a Box ou GitHub, integram o TODO, um grupo aberto à participação de outras companhias e que procura debater sobre o open source e os desafios que podem vir com essa aposta.

 

Este grupo de empresas, que se identificam pelo interesse comum no software open source, querem promover o debate sobre este tema para garantir a existência de um software de qualidade.

No site oficial do grupo, os membros assumem o compromisso de trabalhar em conjunto para superar os desafios que podem vir a decorrer  desta aposta no software de código aberto, através da partilha de experiências e desenvolvimento de melhores práticas. 

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Cursos gratuitos de Software Livre

gnuO Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), através do projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento), está oferecendo 78 cursos online gratuitos voltados à Software Livre.

O objetivo do projeto é unir esforços do setor público e de universidades públicas para ampliar o conhecimento e a utilização de Software Livre  noBrasil.

 

COMO PARTICIPAR

Existem dois tipos de plataforma, uma é voltada para os funcionários públicos e a outra para a comunidade. Se você é funcionário público acesse o CDTC Cursos  (é necessário possuir um e-mail institucional .org.br) clique em cadastramento de usuários e preencha seu cadastro. Agora se você não é funcionário público ou seu órgão não possui um e-mail institucional, acesse o CDTC Comunidade (é necessário um e-mail de provedor nacional .br) e siga os passos descritos para o funcionário público.

Após o cadastro acesse a caixa de e-mails fornecida no cadastro e responda ao e-mail de confirmação (clicando no link em azul). Se em cinco dias não houver confirmação seu cadastro será cancelado.

COMO SE INSCREVER EM UM CURSO

Clique no curso desejado e responda “sim” a pergunta “você deseja inscrever-se no curso”. Se quiser ler o resumo do curso antes clique sobre o ‘i’ dentro do círculo azul ao lado direito do nome do curso.

COMO APOIAR O PROJETO

Se quiser apoiar o projeto cadastre-se como monitor no site CDTC Comunidade ou cadastre cursos de sua empresa na plataforma (serão disponibilizados em licença livre) entrando em contato com o gestor@cdtc.org.br" target="_blank" style="margin: 0px; padding: 0px; color: rgb(29, 129, 182); text-decoration: none; outline: none; transition: all 500ms ease; -webkit-transition: all 500ms ease; background-color: transparent;">Gestor do sistema.

fonte: http://gfcursosgratis.com/

Prefeitura Municipal de Guarulhos disponibiliza distro voltada à educação especial e com foco na acessibilidade: Guarux

Incluir digitalmente pessoas com deficiência visual, tetraplégicos e crianças com Transtorno de Desenvolvimento Global. Este é o objetivo do Guarux, solução de Tecnologia da informação (TI) que foi disponibilizada neste sábado, 27, durante o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre de Guarulhos. Criado em 2009 pela Prefeitura Municipal de Guarulhos a partir do Linux Ubuntu, a utilização do sistema operacional gerou uma economia de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos do município.

Em Guarulhos, o sistema é utilizado por cerca de 22 mil usuários da prefeitura. Além disso, o Guarux atinge uma grande parcela da população através dos centros de inclusão digital, que na cidade são chamados de Telecidadanias. Estes locais têm mais de seis mil acessos mensais e mais de sete mil usuários cadastrados. Os Telecidadanias fornecem ainda cursos profissionalizantes e cursos básicos de informática.

Com a disponibilização do Guarux no Portal do Software Público Brasileiro, o diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações da administração da cidade paulista, Leandro Gramulha, espera que outros municípios possam se beneficiar das ações que foram desenvolvidas e economia gerada. “Queremos ajudar outras prefeituras e colaborar com outros projetos de inclusão digital. Também queremos receber ajuda e debater a evolução da ferramenta”, disse.

As prefeituras de Matão e Osasco, do estado de São Paulo, já utilizam a solução em seus projetos de inclusão digital.

A Solução Guarux é uma distro voltada à educação especial ou até mesmo a usuário final, visando, principalmente a acessibilidade de deficientes visuais e tetrapelegia com mecanismos(jogos) próprios voltados ao desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down e TDG - Transtorno Global do Desenvolvimento. (Autismo, Asperger, Síndrome do cromossomo X, entre outros). Além disso, contém uma gama de softwares educacionais e pedagógicos que auxiliam os estudos de crianças, adolescentes, adultos e docentes bem como profissionais na área da saúde que estejam envolvidos com estes temas.

Principais softwares embarcados:

  - Eviacam (interface que permite ao usuário mover e clicar o ponteiro do mouse utilizando movimentos da cabeça, o movimento é acionado por uma web cam.  http://viacam.org)

  - Orca (Leitor de tela destinado a deficientes visuais, o software fornece acesso a aplicativos e kit ferramentas que suportem AT-SPI como o ambiente GNOME, informando ao usuário, por meio de voz, qual aplicativo está sob a mira do ponteiro. http://live.gnome.org/orca)

  - Tuxtype (jogo educacional de datilografia.  http://tux4kids.com)

  - TDGrux (sistema voltado para o TDG – Transtorno do Desenvolvimento Global (autismo). Tem o intuito de facilitar a interação das crianças com o ambiente, possibilitando maior aproximação das pessoas que as cercam)

  dentre outros.

Principais Características Técnicas:

  - Sistema Base: Distro Linux Ubuntu, versão: 10.04 (lucid) kernel: 2.6.32-21-generic.

Acesse a comunidade Guarux:

    http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=66594611

Convite: Construção Colaborativa do Novo Portal do Software Público Brasileiro

Ao longo dos últimos anos o SPB tem funcionado como um núcleo de inovação na administração pública e nos municípios brasileiros, causando transformações na economia, no setor público e na indústria de software. Considerando estas transformações a Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro anuncia que está em curso o processo de reformulação do Portal do Software Público Brasileiro, que agora será mais aberto e participativo, de maneira que qualquer cidadão possa sugerir ideias  e usufruir mais das soluções que são ofertadas no ambiente.

A intenção é retomarmos o processo de desenvolvimento do novo Portal SPB da forma mais colaborativa possível, abrindo para toda a sociedade participar diretamente através de um processo de construção coletiva. A ideia é abrir espaço para que todas as partes interessadas no Portal possam contribuir, expressando suas necessidades e dificuldades no ambiente e opinando sobre maneiras de como torná-lo mais atrativo, interativo e eficaz.

- Participação pela Internet -

Para compartilhar suas sugestões, estamos oferecendo uma ferramenta de seleção de ideias nesse endereço: http://novo.softwarepublico.gov.br/ideias/ . Aqui você pode escrever suas sugestões para o novo ambiente e votar nas propostas que mais lhe interessarem. As sugestões mais pontuadas têm mais chances de serem incorporadas na nova versão do Portal do Software Público Brasileiro.

Precisando de informações sobre o funcionamento do Portal para dar sua sugestão? Estamos disponibilizando esse ambiente de wiki aberto ( http://novo.softwarepublico.gov.br/wiki/ ) , onde será registrada toda a base conceitual e teórica acumulada no decorrer do processo de desenvolvimento. Lá você encontrará informações como:

. Mapas mentais das atuais funcionalidades do SPB;

. Mapas mentais de atores que interagem com ele;

. Apresentações sobre ferramentas existentes cujas funcionalidades poderiam ser incluídas no SPB;

. Publicação sobre o pensamento sistêmico do Software Público Brasileiro;

. Agenda dos encontros presenciais.

Para facilitar a comunicação entre os que se interessam em colaborar, foi criada a comunidade "Novo Portal SPB" dentro do próprio Portal, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://bit.ly/VfRFJF .

- Encontros presenciais -

Após essa fase de levantamento de sugestões pela Internet, serão realizados encontros presenciais conduzidos pelo Ministério do Planejamento, onde qualquer cidadão poderá ajudar apresentando mais definições sobre o novo Portal do Software Público Brasileiro. Esses encontros terão uma dinâmica própria que foi planejada para permitir que todos consigam ajudar de alguma forma, de acordo com seu conhecimento e área de interesse no SPB.

Interessados em participar dos encontros presenciais em Brasília devem indicar na comunidade "Novo Portal SPB" os dias em que estarão presentes, para reservar vagas: http://bit.ly/VfRFJF .

Esperamos suas colaborações!

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Versão final do LibreOffice 4.0 disponível para download gratuito

libreofficeA Document Foundation anunciou, esta quarta-feira, dia 7, que já se encontra disponível a versão final do LibreOffice 4.0 para as plataformas Windows, Linux e Mac.

 

Apesar de não apresentar diferenças significativas, esta nova versão desenvolvida nos últimos sete meses vem corrigir vários bugs e adicionar melhorias aosoftware de produtividade.

 

Entre as novidades do LibreOffice destacam-se os suportes melhorados para a interface Unity, do Ubuntu, e para o formato Microsoft Publisher, sem esquecer a compatibilidade com os temas do Firefox.

A Document Foundation divulgou a novidade esta quarta-feira. Num comunicado, o presidente do Conselho de Administração, Florian Effenberger, afirmou que “o LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para o nosso trabalho contínuo para melhorar a interface do usuário”.

De acordo com o comunicado, esta nova versão “é o primeiro lançamento que reflete os objetivos imaginados pela comunidade desde o seu surgimento, em setembro de 2010: uma base de código mais limpa e enxuta, um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente”.

Pode fazer download do LibreOffice 4.0 a partir do link http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ e obter as extensões no link http://extensions.libreoffice.org/extension-center.

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OpenOffice: Mais rápido

OpenOfficeIrei escrever algumas dicas simples, mas que poderão deixar seu OpenOffice bem mais rápido.

Embora eu vá tratar aqui do OpenOffice (inglês) para o Ubuntu (inglês), as dicas também servem para todos os outros sistemas operacionais em qualquer língua.

 

O pacote OpenOffice já está muito rápido, utiliza o padrão mundial de documentos chamado ODF, Open Document Format. As dicas tem como intenção aprimorar ainda mais o tempo de abertura dos aplivativos e o processo abrir e salvar os seus arquivos.

  • Mantenha atualizado o seu OpenOffice.
    Motivo: A cada nova versão, otimizações e correções são lançadas, agilizando a abertura e o processamento do seu OpenOffice.
    Como procededer: Acesse: http://www.openoffice.org/
  • Se você não usa, desative a máquina virtual Java
    Motivo: A Sun, desenvolvedora do OpenOffice, quis implementar o Java para uma série de funções na tentativa de popularizá-lo há muito tempo atrás. Isso ocorreu, mas por outros motivos. Poucas são as funções que usam Java e que são efetivamente usadas pela maioria dos usuários do OpenOffice (que chamarei agora de OO).
    Algumas dessas funções: macros, banco de dados, assistente de criação de documentos (wizards) etc.
    Como proceder: Abra qualquer aplicativo do OO. Vá em:
    Tools > Options > Java > Desmarque a opção “Use a Java runtime environment”
  • Aumentando os recursos de memória do OO
    Motivo: O OO trabalha com o padrão de arquivo ODF e sempre compacta seus arquivos para ocuparem, obviamente, pouco espaço. O problema é que essa compactação causa lentidão para abrir e salvar os arquivos por mexer com muitas operações em disco (que é muito mais lento do que a memória).Ao invés de remover essa compactação, é mais inteligente e eficaz aumentar a memória a ser usada pelo OO.
    Atenção: Não recomendo essa dica para computadores com 512MB de memória ou menos.
    Como proceder: Abra qualquer aplicativo do OO. Vá em:
    Tools > Options > Memory
    Em Graphics cache deixe 60MB para a opção “Use for OpenOffice.org” e 10MB para “Memory per object”.
  • Ative o QuickStarter
    Motivo: Um dos principais motivos da lentidão de se abrir pela primeira vez um documento a cada boot do computador é porque o OpenOffice, diferentemente da concorrência, carrega todos os dados necessários para que posteriormente qualquer outra ferramenta do OO seja aberta instantâneamente. Você pode agilizar esse processo ativando o QuickStarter, ferramenta que carrega os dados essencias do OO junto com o boot do seu sistema.
    Atenção: Não recomendo essa dica para computadores com 512MB de memória ou menos.
    Como proceder: Abra qualquer aplicativo do OO. Vá em:
    Tools > Options > Memory
    Em OpenOffice.org Quickstarter, ative a única opção que lá existe: Enable systray Quickstarter
  • Não use o OpenOffice como Microsoft Office
    Motivo: A maioria das pessoas acha que o pacote Microsoft Office é padrão e que todos os outros devem acompanhá-lo. Errado. Eles usam seus próprios padrões, fechados, sem alternativas. Muitas pessoas tem configurado seu OO para abrir a salvar seus arquivos como documentos do Microsoft Office, e esse processo consome recursos da máquina (processamento) e remove qualquer possibilidade de padronizar seu arquivo para qualquer outra ferramenta Office poder abri-lo.
    Como proceder: Se você precisa enviar um arquivo para alguém e ele foi feito no OpenOffice, faça essa pessoa instalar um plugin no Microsoft Office que o faça trabalhar com arquivos padronizados (ODF). A própria Sun fornece gratuitamente esse aplicativo: http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/
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UFRGS disponibiliza solução NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem no Portal do Software Público Brasileiro

logo-bitsO NAVi é um ambiente virtual de aprendizagem web desenvolvido pelo grupo de pesquisa NAVi da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é apoiar a condução das atividades de ensino e facilitar o processo de aprendizagem tanto do ensino presencial como à distância, disponibilizando ferramentas de interação, tarefas e compartilhamento de conteúdos.



A concepção de sua estrutura busca permitir a interação de todos os usuários (alunos e professores), independentemente de seus vínculos no ambiente. Para isso, o software permite a representação de estruturas de níveis hierárquicos (curso – disciplina – turma, por exemplo) no ambiente virtual, permitindo que usuários de diferentes instâncias interajam.

Com essa estrutura de níveis, o desenvolvimento do NAVi  teve como objetivo resolver o problema de limitação das possibilidades de interação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem orientados a uma única instância (curso, por exemplo), onde os usuários apenas interagem com outros usuários daquela mesma instância.

Além de ferramentas de interação (Fórum, Chat, Correio, Recados, Relatos), o NAVi também conta com ferramentas de disponibilização de conteúdos (Agenda de Aulas, Vídeos, Acervo) e de tarefas (Prova, Enquete, Porfólio).

Inicialmente desenvolvido para atender as necessidades de alunos e professores da Escola de Administração da UFRGS, o NAVi rapidamente passou despertar o interesse de usuários de outras unidades acadêmicas da Universidade, assim como de outras instituições públicas e privadas.

Acesse a comunidade NAVi em: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=60993607

Principais funcionalidades:

  • Permite a representação de estruturas hierarquicas no ambiente virtual;
  • Permite a interação dos usuários em qualquer nível da estrutura hierarquica;
  • Possui ferramentas de comunicação, disponibilização de conteúdos e de tarefas;
  • Fornece indicadores de acesso, interação e entrega de tarefas;
  • Possui uma ferramenta de e-mail integrada.

Principais Características técnicas:

  •  Executa em Linux ou Windows;
  • Desenvolvido em PHP 5;
  • tiliza banco de dados MySQL 5;
  • Servidor web Apache 2 ou outro servidor web.
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Open source: 9 projetos mais bem-sucedidos em 2012

200px-Opensource.svgÉ hora de olhar para trás e analisar quais tecnologias brilharam mais em 2012. Entre estas, algumas na área de código aberto conquistaram espaço no mercado. Veja a seguir nove projetos de open source que tiveram mais sucesso durante este ano:



1- Apache Hadoop
2012 foi o ano da decolagem do Big Data e da disseminação do Hadoop, projetada para tratar grandes volumes de informação. Vários distribuidores da ferramenta estão disputando a liderança do mercado. Hortonworks, Cloudera e MapR são apenas três dos líderes, mas gigantes como a IBM também abraçaram a plataforma. A revolução de dados grande só vai aumentar e parece que o código aberto Hadoop tem cimentado a sua posição de liderança. É usado por empresas como: Yahoo, Google, Facebook, Amazon.com e eBay.

2- MongoDB
A revolução de Big Data tem exigido o desenvolvimento de bancos de dados não-relacionais para fazer análise de grandes volumes de informações. Embora seja muito cedo para declarar um vencedor na corrida NoSQL, o MongoDB da 10gen, desenvolvedora da aplicação, parece estar na frente. Com uma equipe bem-sucedida de veteranos de tecnologia, o MongoDB é geralmente reconhecido como o líder, até mesmo por seus concorrentes. É usado por Etsy, Disney, CraigsList, Foursquare e The New Yok Times.

3- OpenStack
Com capacidade para gerenciar componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas, o OpenStack é resultado de esforço conjunto da Nasa (Agência Espacial Americana) e do provedor Rackspace. Chamado de sistema operacional da nuvem, o projeto já é suportado por diversas empresas. Porém, o apoio generalizado que gerou criticas de especialistas, que questionam a interoperabilidade em nuvem e falta de clareza sobre companhias que estão apoiando o projeto. Ainda assim, existem mais de 6 mil linhas de código em OpenStack, o que sinaliza que alguém está fazendo algo. O projeto tem como principais concorrentes a Amazon e CloudStack. É usado pela NASA, HP, AT&T, Deutsche Telekon, etc

4- Pentaho
O Pentaho conquistou espaço no terreno de business intelligence, integração com parceiros de Hadoop, bem com empresas NoSQL. A tecnologia também levantou capital e reforçou o número de clientes em 2012. Tem parcerias com HP, Read Hat, Cloudera, MySQL e Accenture

5 - PostgreSQL
Apesar de ter havido muito barulho em torno de NoSQL, o mar para banco de dados relacional tradicional não secou. Embora o MySQL tenha deixado a comunidade preocupada quando passou para as mãos da Oracle, ele abriu uma janela para um outro banco de dados open source. Trata-se do PostgreSQL, que é suportado comercialmente pela EnterpriseDB. A plataforma avançou no mercado. É usada por Skype, Reddit, State Farm, Sony online e Instagram.

5- Joomla
O gerenciador de conteúdo de website de código aberto se tornou um dos mais utilizados para desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, portais e catálogos online. A plataforma se destacou por suportar vários aplicativos diferentes e extensões para dar aos usuários mais poder e flexibilidade na produção de sites customizados. A ferramenta já registrou mais de 35 milhões de downloads.

6- WordPress
Enquanto o Joomla se posicionou como plataforma de gerenciamento de conteúdos para construção de sites, o WordPress se tornou a preferida dos blogs. Especialistas do mercado afirmam que o WordPress é a tecnologia mais popular na categoria de Web Management. Embora as preocupações de segurança tenham aumentado nos últimos anos, a tecnologia tem se mostrado como uma das menos vulneraveis. É usada por sites como da CNN, Forbes, Reuters, Mashable

7- DotNetNuke
Menos conhecido na lista das plataformas WCM, o sistema DotNetNuke (DNN), para criação de aplicativos web na plataforma .Net da Microsoft, teve um ano excepcional. Em outubro desse ano, a Microft fechou um parceria estratégica para levá-la para sua arquitetura de nuvem Azure. Além disso, o projeto continua a adicionar várias funcionalidades para suportar e-commerce e hospedagem em cloud. 

8- SugarCRM
O SugarCRM, sitema de gerenciamento de clientes está construíndo história de sucesso. Durante muito tempo, foi considerado apenas uma versão de código aberto da Salesforce.com. Mas emergiu e vem avançando no mercado. Com várias opções de consumo, a ferramenta tem ofertas com preços para atender clientes de portes variados. Com inovação, o CRM encontrou o seu lugar. Já tem integração com Sharepoint (Microsoft), Lotus Notes, Yahoo Mail, Outlook e Gmail.

9- Audacity
Embora não seja um grande sucesso comercial como o resto dos projetos de código aberto mencionados, o software de edição digital de áudio Audacity vem se destacando no mercado pela sua facilidade de uso. Eu não estou ciente de qualquer suporte comercial da empresa e serviços, mas quem precisa? Ele simplesmente funciona. Se você tem que trabalhar com arquivos de áudio, o Audacity se apresenta como uma ferramenta poderosa. O sistema já foi baixado cerca de 70 milhões de vezes.