value1

Coursera oferece 4 cursos gratuitos sobre tecnologia

A Coursera, plataforma gratuita de cursos online, anunciou hoje parceria com duas importantes universidades brasileiras: USP e Unicamp passam a elaborar cursos em português para o projeto. Além disso, alguns módulos estão sendo legendados em português com a ajuda de tradutores voluntários.

 

O Brasil é o quinto país com mais cadastrados no site, com cerca de 300 mil usuários entre os 9 milhões no mundo todo. Criada em 2012 na Universidade de Stanford, a plataforma conta com 110 instituições de ensino parceiras que oferecem mais de 700 cursos em diversas áreas.

Por enquanto, apenas 28 cursos estão legendados em português, mas a intenção é que o número cresça. Os programas ministrados pelas universidades brasileiras começam ainda este mês. Para conferir todos os temas oferecidos, clique aqui.

O Olhar Digital encontrou quatro cursos de tecnologia legendados em português. Para mudar a linguagem, é preciso ativar a opção nas configurações.

Linguagem R

Duração: 4 semanas

O curso ensina a programar e analisar dados em R. As aulas abrangem questões práticas da computação estatística, descrevem conceitos de linguagem de programação genéricas, além da construção de funções de depuração, leitura de dados e perfis na linguagem.

Ciência da computação 101

Duração: 1000 semanas *(Se o redator da Coursera não tiver colocado zeros a mais, o aluno vai estudar por 19 anos)

O curso ensina ideias de ciência da computação para quem não possui conhecimentos no tema abordando assuntos como hardware, jargões utilizados, funcionamento de softwares, funcionamento da internet, segurança na computação, entre outros.

Iniciação à programação JAVA

Duração: 7 semanas

Durante as aulas, o aluno é introduzido à linguagem de programação com conceitos básicos, estruturas de controle e funções de JAVA.

Introdução à computação interativa em Python

Duração: 9 semanas

O curso é voltado para alunos com pouca ou nenhuma experiência em computação e ensina fundamentos básicos da construção de aplicações interativas que utilizam a linguagem Python. Para mais informações, acesse o programa do curso.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Assista a palestras gratuitas de TI pela internet

O CESAR.EDU realizará no dia 19 de julho o TECHDAY 3.0 com o objetivo de discutir a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento contará com três palestras gratuitas e três minicursos nas áreas de front-end, cloudcomputing e segurança da informação, apresentadas por professores do instituto.
 
A novidade desta edição são os cursos pela web, utilizando plataforma na qual o aluno assistirá ao vivo a um minicurso introdutório sobre os temas descritos acima. As aulas acontecerão no período da tarde e são pagas, mas as palestras ministradas pela manhã serão gratuitas.
 
Entre as palestras gratuitas, estará um dos assuntos mais importantes da atualidade: o Responsive Web Design. A palestra pretenderá expor o processo de concepção de interfaces que se adaptam aos mais diversos dispositivos e trará os temas “CloudComputing e o mercado de software: O que computação em nuvens está fazendo?” e “Visão Geral sobre Certificação Digital”.
 
Os minicursos Techlabs, que serão realizados simultaneamente, no período da tarde, abordarão os temas “Usando HTML5 e CSS3 para implementar interfaces responsivas”, “Começando a voar e viver nas nuvens” e “Montagem de uma Infra-estrutura de Chave Pública (PKI), utilizando Linux e OpenSSH”. O valor dos cursos é R$ 50.
 
Para participar do TECHDAY 3.0, basta se inscrever pelo site do CESAR.EDU. Próximo ao dia do evento, o aluno receberá um e-mail com o link de acesso. Na página, também pode ser conferida a programação completa. Será emitido um certificado de participação no formato digital.
value1

Conheça 30 cursos gratuitos de TI oferecidos pelo governo

Há uma boa variedade de sites que oferecem cursos gratuitamente para quem deseja se inteirar sobre a indústria tecnológica - uma das que mais crescem atualmente. Nem todos estão disponíveis em português, o que afasta alguns brasileiros que se interessam pela área, mas o Brasil não está tão carente de iniciativas do tipo.

Uma das principais é a Brasil Mais TI, que, sob tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece cursos, informações e um espaço para exposição de currículos e vagas de emprego.

 

Com foco nos jovens de 16 a 23 anos - embora esteja aberto a qualquer interessado -, o programa tem 50 mil pessoas cadastradas e já concluiu cerca de 125 mil capacitações. São 30 cursos, que abrangem programação, algoritmos, web e até gestão empresarial.

Confira:

#

Nome do curso

Categoria

1

(.NET) Algoritmos

Capacitação .NET

2

(.NET) Comunicação Visual para Web

Capacitação .NET

3

(.NET) Elementos de Programação

Capacitação .NET

4

(.NET) Elementos de Projetos de Informática

Capacitação .NET

5

(.NET) Interface com o Usuário

Capacitação .NET

6

(.NET) Lógica de Programação

Capacitação .NET

7

(.NET) Programação Aplicada

Capacitação .NET

8

(Cobol) Algoritmos

Capacitação Cobol

9

(Cobol) Elementos de Projetos de Informática

Capacitação Cobol

10

(Cobol) Lógica de Programação

Capacitação Cobol

11

(Cobol) Programação Aplicada

Capacitação Cobol

12

(Java) Algoritmos

Capacitação Java

13

(Java) Comunicação Visual para Web

Capacitação Java

14

(Java) Elementos de Programação

Capacitação Java

15

(Java) Elementos de Projetos de Informática

Capacitação Java

16

(Java) Interface com o Usuário

Capacitação Java

17

(Java) Lógica de Programação

Capacitação Java

18

(Java) Programação Aplicada

Capacitação Java

19

(Totvs) Gestão Empresarial com ERP

Capacitação TOTVS

20

(Totvs) Programação ADVPL

Capacitação TOTVS

21

Aplicativos BrOffice

Cursos Livres

22

Arquitetura de Computadores

Cursos Livres

23

Comunicação e Técnicas de Apresentação

Cursos Livres

24

Língua Inglesa

Cursos Livres

25

Matemática Aplicada

Cursos Livres

26

Programação de Páginas Web

Cursos Livres

27

Redes Locais de Computadores

Cursos Livres

28

Redes Remotas de Computadores

Cursos Livres

29

Sistemas de Conectividade

Cursos Livres

30

Sistemas Operacionais

Cursos Livres

Para mais informações, acesse aqui.

value1

IPv6 – Curso grátis de Introdução a IPv6

IPv6 é um protocolo de internet que originalmente foi oficializada em 6 de junho de 2012, é fruto do esforço do IETF para criar a “nova geração do IP” (IPngInternet Protocol next generation), cujas linhas mestras foram descritas por Scott Bradner e Allison Marken, em 1994, na RFC 1752.1 Sua principal especificação encontra-se na RFC 2460.

 

O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de “pilha dupla” ou “dual stack”, por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4×109) de endereços IP, contra cerca de 3,4×1038 endereços do novo protocolo.

Fonte: Wikipedia

A ideia original não é dizer aqui o que é, como funciona ou algo do gênero sobre o IPv6, todos sabemos o quão importante é esse protocolo que está sendo implantando, mas… Onde?

Grandes empresas como Google já estão trabalhando em cima do protocolo, tanto que a nova versão da Cisco 5.0 está trazendo isso de forma PESADA! O conteúdo do curso da cisco 5.0 sobre IPv6 é um manual que se alguém ler vai ficar fera no assunto. E como a google ta trabalhando nisso? Simples:

https://www.google.com/intl/pt-BR/ipv6/

http://ipv6.br/google-ja-ve-3-dos-usuarios-em-ipv6/

http://www.worldipv6launch.org/

Pensando nisso eu quis compartilhar com meus caros leitores do blog um curso introdutório gratuito oferecido pelo CGI.BR, deixo a versão para assistir online ou se você quiser baixar também deixo o link. Espero que quem está iniciando na area ou nunca leu sobre o assunto goste do curso e procure saber mais sobre essa nova “geração” da internet. Abraços!

Não esqueçam de entrar no grupo novo no facebook para mais novidades: https://www.facebook.com/groups/seconline

Curso Online: http://securityattack.com.br/ipv6/

Download do Curso: https://mega.co.nz/#!mcdhwSjK!JglZYjH7U0-qjr8DLxpw1FdEX0SPZyDw1afap49IcG4

fonte: http://securityattack.com.br/

value1

Os 50 melhores cursos grátis de TI de toda a Internet

O ano está passando e já se encontram no mercado milhares de novos profissionais competindo pelas mais variadas vagas de emprego em TI. Para se diferenciar e conquistar seu espaço é preciso ter conhecimento em diversas áreas da Tecnologia da Informação. Dominar apenas uma área de atuação é coisa do passado!

Para enriquecer ainda mais seu conhecimento, abaixo encontra-se uma compilação, baseada numa investigação profunda, que pretende reunir praticamente todos os cursos grátis e de qualidade que podem ser encontrados atualmente.

 

Se gostar deste artigo, não deixe de fazer um retweet ou partilhá-lo no Facebook. Toda a ajuda na divulgação é importante para nós e faremos de tudo para levar a maior quantidade de conhecimento possível! Obrigado!

Cursos por área:

Desenvolvimento

Governança

Banco de Dados

Engenharia de Software

Autor: João Maria Gomes

fonte: http://securityattack.com.br

value1

CURSO GRÁTIS DE HTML E CSS – COMO CRIAR SITES

Já parou para pensar como são feitos os sites?

Quem os cria? Quanto ganham? Ondetrabalham?

O que é preciso estudar, que ferramentas usar?

Por onde começar?

 

Uma coisa é certa: é um ramo extremamente promissor e crescente.

A tecnologia está tão presente em nossas vidas, e em todas as classes sociais, que é até redundante falar da importância dos sites.

Toda empresa ou loja, obrigatoriamente, tem um site.

Aliás, algumas lojas existem somente na internet, são os chamados e-commerce ou lojas virtuais.

Restaurantes, pizzarias e lanchonetes, já lançam seu cardápio e fazem atendimento pela internet.

Não é exagero algum dizer que qualquer estabelecimento comercial, até os de pequeno porte, como um mercadinho da esquina, estão na internet.

É possível achar, com facilidade, site de empresas dos mais variados tipos de serviços.

E, obviamente, quem se beneficia disso é quem trabalha na criação de sites, um tipo de profissional que pode trabalhar tanto em agências, para empresas ou em casa, por conta própria, são os webmasters.

CURSO GRÁTIS DE HTML E CSS – COMO CRIAR SITES

Para trabalhar nesse ramo, basicamente você pode ser webmaster (criar sites), trabalhar com a parte de arte digital (webdesign) ou ser programador.

Há diversos caminhos para se seguir e coisas para estudar, mas duas coisas são essenciais para se trabalhar nesse ramo, por onde você deve obrigatoriamente começar: a linguagem de marcação HTML e a linguagem de estilo CSS.

E tanto HTML como CSS você pode aprender no Curso HTML Progressivo, que é um projeto que visa ensinar essas linguagens, de maneira bem simples, voltada para iniciantes, totalmente gratuita e online, não sendo nem necessário fazer cadastro para começar seus estudos.

Se for iniciante nesse ramo, basta clicar no Índice e seguir os tutoriais na ordem indicada.

O projeto é bem dividido em seções, sendo muito usado para referência, para relembrar algum código ou conceito, como a sessão com o Curso de CSS ou o Tutorial de HTML5.

O curso se inicia pelo antigo HTML, o 4.01, ensinando todos conceitos, sem se preocupar com as tags que deixaram de ser usadas, para que o estudante tenha uma base bem sólida em HTML.

Em seguida, é ensinado o CSS, uma ferramenta super poderosa, capaz de estilizar quantas páginas forem necessárias, de maneira bem simples.

Por fim, o curso foca no moderno HTML5, que faz coisas que antes só eram feitas com linguagens de programação, como efeitos gráficos, jogos e as mais modernas aplicações.

No decorrer dos tutoriais de CSS e HTML5, é falado sobre os novos elementos e ferramentas, o que é mais atual e indicado de se usar profissionalmente.

Não perca mais tempo, olhe ao seu redor e o dia-a-dia das pessoas: absolutamente tudo gira em torno de tecnologia e internet.

Acesse o Curso HTML Progressivo, arranje um bom local, inicie seus estudos e comece a criar desde o início diversos sites, com diversos estilos, efeitos e layouts.

O projeto HTML Progressivo faz parte do conceituado site Programação Progressiva, que já lançou diversos cursos na área de Tecnologia, como o Curso de Java, Curso de C e Curso de Assembly, com milhares de aulas e tutoriais acessados todos os dias.

fonte: http://gfcursosgratis.com/

value1

Cursos online gratuitos no Banco do Brasil

curso-gratis-bbBanco do Brasil possui cursos online gratuitos. Com mais de 45 anos de experiência em educação empresarial, o Banco do Brasil  oferecetreinamentos a seus funcionários nas modalidades presencial e à distância, em diversas mídias. O objetivo principal é dar suporte às estratégias da organização.

 

A Universidade Corporativa, oferece, também, algumas opções de aprendizagem para o público, socializando o conhecimento produzido por nossa Empresa. Clique nos links para conhecer mais sobre os cursos:

Atenção: Funcionários da ativa do Banco do Brasil devem procurar informações sobre cursos na área exclusiva. Esta versão destina-se aos aposentados e pessoas da comunidade.

CURSOS DISPONÍVEIS

Curso Direitos do ConsumidorElemento selecionado
Conheça um pouco mais sobre o assunto e sobre a preocupação da Empresa em proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes.

Navegação WebElemento selecionado
Neste curso você conhecerá a Internet, saberá como utilizar os serviços disponíveis na rede, praticando no Portal do Banco do Brasil.

Planejamento Financeiro PessoalElemento selecionado
Aqui você saberá como atingir seus objetivos usando os recursos financeiros de que dispõe.

Introdução à Ação VoluntáriaElemento selecionado
Neste curso você terá informações de como desempenhar sua ação de voluntariado.

Treinamentos em Negócios InternacionaisElemento selecionado
Os Treinamentos em Negócios Internacionais do BB são ministrados por profissionais do Banco do Brasil em salas de aula, nas dependências do Banco ou ainda nas empresas ou instituições de ensino interessadas. Clique no título para saber mais.

http://gfcursosgratis.com/

value1

2 cursos de libras online grátis

O QUE É LIBRAS?

curso-de-libras-online-gratisA Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, é a língua materna dos surdosbrasileiros e com base nestas informações, desenvolvemos este curso, que compreende o básico desta linguagem, onde abordamos sua estrutura gramatical e algumas das palavras e gestos mais utilizados no nosso dia a dia. (Cursos online).

CURSOS DE LIBRAS ONLINE GRÁTIS

Hoje  quero lhes apresentar 2 cursos de libras online grátis. Um é da Learncafe e o outro da Secretaria de Educação de Praia Grande.

CURSO DE LIBRAS LEARNCAFE

No site Learncafe, o curso de Libras com duração de 120 horas. Não há necessidade de avaliação final, e o aluno pode imprimir seu certificado gratuito que estará disponível em PDF.

Este cursos apresenta os seguinte tópicos:

  • alfabeto em Libras
  • numerais em Libras
  • legislação e atualidades.

Para obter mais informações sobre este curso de Libras, basta acessar o endereçowww.learncafe.com/cursos/curso-de-libras.

  • +380 cursos gratuitos no Learncafe

CURSO DE LIBRAS DE PRAIA GRANDE

A Secretaria de Educação de Praia Grande, oferece o curso de Libras online grátis com carga horária de 50 horas. Para fazer este curso gratuito, basta acessar o endereço www.cidadaopg.sp.gov.br/cursonline/,  realizar seu cadastro no site e fazer sua matricula no curso de Libras.

Alguns dos tópicos ensinados são:

  • como ouvimos o som
  • cumprimentos e períodos do dia
  • estrutura das Libras
  • entendendo a linguagem de sinais
  • entre outros tópicos.

Agora não tem mais desculpas, é só acessar um dos cursos de libras online grátis e começar a estudar, sem horário fixo, sem custos extras e sem precisar sair de sua casa.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato diretamente com os organizadores dos cursos gratuitos nos links indicados.

fonte: http://gfcursosgratis.com/

value1

Cursos gratuitos pela Academia Virtual Microsoft

microsoft-virtual-academySe você está procurando um curso gratuito com o respaldo de uma grande empresa, está na hora de conhecer a Academia Virtual Microsoft.

Lá você encontra vários cursos gratuitos sobre as tecnologias Microsoft e pode se tornar umprofissional qualificado para o mercado de trabalho, estudando em casa e totalmente gratuito.

 

E o melhor de tudo, com uma empresa conhecida internacionalmente e que possui produtos utilizados em todas as empresas do mundo.

O QUE É A ACADEMIA VIRTUAL MICROSOFT?

cursos gratuitos microsoft

A Microsoft Virtual Academy – MVA é uma experiência de aprendizado totalmente baseada na nuvem que focaliza as Tecnologias de Nuvem da Microsoft. Você pode acessar vários conteúdos de treinamento online e se tornar um dos famosos especialistas da comunidade mundial de Profissionais de TI.

A MVA fornece a seus usuários uma experiência universitária virtual: o estudante pode selecionar um roteiro, estudar o material e, em seguida, realizar a autoavaliação. Com isso, o estudante coleta pontos que o promovem para um nível Bronze, Prata, Ouro ou Platina.

Na MVA, os estudantes podem obter acesso a todas as informações, estatísticas e progresso de sua carreira de treinamento, o que permite que mantenham uma relação de longo prazo com a Microsoft. O aprendizado por meio da MVA é gratuito, e você pode estudar o conteúdo a qualquer hora e em seu próprio ritmo.

O QUE EU VOU ENCONTRAR NA ACADEMIA

  • Formação completamente de graça.
  • Recursos disponíveis on-line, vídeo on demand e artigos de especialistas.
  • Três tipos de conteúdo, cursos , carreiras e especializações.
  • Documentos especializados, laboratórios on-line e Webcasts.
  • Categorias de Reconhecimento: Bronze, Silver, Gold, Platinum.
  • Aprendizagem no seu ritmo, disponível quando você quiser.

BENEFÍCIOS DA ACADEMIA

  • Processo de registo fácil: basta usar o seu Windows Live ID.
  • Pesquisar conteúdo: com etiquetas personalizadas e filtros, você pode encontrar o conteúdo facilmente, de acordo com suas preferências.
  • Você pode comparar o progresso de seu treinamento com outros profissionais em sua região e globalmente.
  • Fácil acesso aos materiais de cada conteúdo, com distinções gráficas dos diferentes tipos de conteúdos.
  • Pontuação bônus para quem conclui conteúdos especiais.
  • Capacidade de explorar conteúdo adicional dos cursos que você desejar.
  • Cada curso tem conteúdo adicional para estudar, relacionados por tecnologias.
  • Etapas adicionais para os interessados em se aprofundar sobre uma determinada tecnologia, permitindo-lhes a possibilidade de se registrar e ser certificado em produtos especiais.
  • Integração com redes sociais como Facebook e Twitter, permitindo recomendar a Academia ou conteúdos específicos aos seus amigos.
  • A categoria Promoções e Benefícios irá informá-lo para quais cursos você pode se programar e se você cumpre os requisitos básicos.
  • Download de documentos para conclusão de cada conteúdo e uma transcrição com o resumo da atividade de cada usuário no MVA.

COMO PARTICIPAR DA ACADEMIA VIRTUAL MICROSOFT

Essa é a parte mais simples, basta acessar http://www.microsoftvirtualacademy.com/GetStarted.aspx e seguir os passos descritos.

fonte: http://gfcursosgratis.com/

value1

USP, UFSC e Veduca lançam primeiro MBA online grátis no Brasil

diplomadosFoi lançado no dia 1º de outubro o primeiro curso nacional de MBA oferecido gratuitamente e de forma online para qualquer internauta.

A iniciativa, parceria entre a USP (Universidade de São Paulo) a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)e a empresa de tecnologia educacional Veduca, vai disponibilizar o curso de especialização em engenharia e inovação.

 

Oferecido nos mesmos moldes dos Moocs (cursos de nível superior online e gratuitos), o curso será ministrado por professores das instituições e disponibilizados na plataforma do Veduca. Entretanto, o curso não oferece sistemas formais de tutoria e acompanhamento de professores para a resolução de dúvidas.

mba-gratis

Ao fim do curso, os participantes poderão solicitar um certificado de conclusão emitido pelo Centro UniversitárioUniSEB, instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Contudo, o diploma terá um custo ainda não divulgado para aqueles que o solicitarem.

O curso terá ênfase na gestão da produção e todos os conteúdos serão abordados por meio de vídeoaulas gravadas por professores da USP, USP São Carlos e da Federal de Santa Catarina. Além disso, a grade também é composta por vídeos de professores estrangeiros de outras universidades de renome, todos já presentes no portal Veduca.

Mesmo sendo aberto à participação de todos, o MBA é recomendado para profissionais e empreendedores com formação em nível superior. Não é necessário que o aluno seja formado em engenharia, porém as aulas são voltadas para estudantes que já atuam como gestores de equipes ou projetos, além de designers de produtos e profissionais de criação.

O curso poderá ser iniciado a qualquer momento, sem que o candidato precise participar de um processo deseleção ou um período de inscrições, como acontece em outras plataformas semelhantes. Ao acessar a plataforma do Veduca, o canditato terá todo o conteúdo do curso já disponível para consulta.

Após assistir às aulas digitais, o estudante pode avaliar seu desempenho resolvendo testes de múltipla escolha, aplicar conceitos aprendidos nas aulas por meio de estudos de caso sugeridos e ainda acessar outros materiais de consulta indicados pelo professor e/ou palestrante. Além disso, o usuário ainda terá acesso a ferramentas que possibilitam a interação com outros participantes, como os fóruns exclusivos para quem está cursando o MBA. Porém, não há interação com o professor/tutor.

Os assuntos do curso serão divididos em pelo menos sete módulos nos quais serão discutidos conceitos e abordagens referentes ao tema do MBA.

fonte: http://gfcursosgratis.com