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Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP

Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP

Enviar e-mail no Worpress. Por defeito o WordPress envia os e-mails através da função mail() do php, o que se torna muito simples pois não temos de efectuar nenhuma configuração para o envio dos e-mails. Mas como nem todos os servidores que prestam serviços de alojamento de sites são iguais, por vezes esta solução simplesmente não funciona, ou porque o servidor não a suporta, por estar condicionada devido a possíveis spams, ou por simplesmente estar bloqueada. Continue reading "Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP"

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Restaurar versão antiga do WordPress

Restaurar versão antiga do WordPress

Você acabou de atualizar para a versão mais recente do WordPress, e percebeu que o seu site começou a apresentar problemas ou está completamente fora do ar. Não se desespere! Na maioria das vezes é um problema de compatibilidade com algum plugin ou tema e a nova versão do WordPress. Algumas vezes (raramente) o problema está no próprio WordPress. Continue reading "Restaurar versão antiga do WordPress"

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CORRIGIR PROBLEMAS COM PRESTASHOP

CORRIGIR PROBLEMAS COM PRESTASHOP

Todos sabemos  que a PrestaShop trata-se de uma ótima plataforma e-commerce com poderosos recursos, uma comunidade atuante e o melhor de tudo OpenSource.
Porém não é novidade que algumas versões da plataforma podem apresentar problemas e mal funcionamento em servidores de hospedagem compartilhada, e para isso criamos algumas dicas que poderão resolver esses problemas. Basicamente criamos um php.ini personalizado que deixará sua hospedagem totalmente compatível. Continue reading "CORRIGIR PROBLEMAS COM PRESTASHOP"

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Brasil X América do Norte: Um breve comparativo dos mercados e o comportamento dos gestores de e-commerce

As lojas virtuais norte-americanas têm taxas de conversão de 3 a 5 vezes mais altas do que as brasileiras e isso nada tem a ver com o desenvolvimento da economia, mas com o amadurecimento dos lojistas que investem em melhorias na usabilidade da loja.

Enquanto os lojistas brasileiros estão desesperados atrás de receitas mágicas para o aumento da conversão (alterando cores de botão quase como se fosse simpatia pra aumentar as vendas), os norte-americanos estão testando e alterando landing pages o tempo todo em busca de resultados mais eficientes nas vendas.

 

É muito comum encontrarmos uma enorme procura por conteúdos na internet do tipo “10 passos pra ter uma loja de sucesso” ou então “Aumente suas vendas em até 7 dias”. De fato, esse tipo de conteúdo é importante para quem está iniciando, mas a grande verdade é que não existem atalhos para o sucesso, o melhor caminho é testar, testar e testar.

Recentemente estive no Canadá, onde encontrei-me com os especialistas em aumento de conversão Jason Billingsley (fundador da Flip Retail) e Chris Goward (fundador da WiderFunnel e autor do livro “You Should Test That!”), para entender melhor o processo que eles utilizam e o quão maduro é o mercado virtual norte-americano comparado ao brasileiro.

Alguns fatores ficaram bem claros e mostraram que o gap entre os dois mercados ainda é bem grande:

Conhecimento

Os lojistas norte-americanos sabem que para aumentar a conversão de uma loja é preciso ter habilidades específicas em diferentes áreas, como estatística, usabilidade, redação, SEO, marketing etc., além de terem consciência de que, muitas vezes, não são capazes de realizar testes e analisar resultados de forma satisfatória dentro de casa, por isso, contratam empresas com essa competência para aumentarem a conversão.

Enquanto isso, a maioria dos lojistas brasileiros não realiza qualquer tipo de teste, simplesmente aplica mudanças baseadas apenas em instinto ou copiam algo que viram no site concorrente, gastando todo o investimento mensal disponível em ações focadas em trazer novos clientes para a loja sem cuidar do que esses novos clientes encontrarão, jogando as taxas de conversão para baixo.

Métricas

Os gestores das lojas que mais convertem estão habituados a tomarem decisões de usabilidade baseados em diferentes métricas. Sendo generalista, ouso afirmar que no Brasil há apenas duas métricas que os lojistas se atentam, taxa de conversão e ROI, e baseiam todo o esforço em aprimorar a loja usando apenas esses dois dados como referência.

O problema é que muitas vezes, apenas observando as variações da taxa de conversão e do ROI, não aprimoramos a loja onde ela realmente precisa. Por exemplo, se após a mudança da página de produto não observarmos nenhuma mudança significativa na taxa de conversão, podemos concluir que a mudança não surtiu efeito na navegação, por isso, é importante observar todas as métricas possíveis. Neste caso, o tempo de decisão do usuário também é uma métrica que deve ser analisada, assim como a quantidade de páginas visitadas.

Você já reparou se o tempo que o cliente leva para decidir comprar um produto de sua loja está diretamente relacionado ao volume de trocas e devoluções? Essa relação pode indicar falta de informações sobre o produto ou problemas na estrutura da página. Neste caso, este é um dado tão importante quanto a taxa de conversão.

Tipos de teste

Enquanto por aqui ainda estamos falando de Teste A/B (e nem sempre realizando), eles já estão realizando o que chamam de Multi-page test.

Esse tipo de teste trabalha com a ideia de que origens de tráfego diferentes trazem clientes diferentes que está habituado com tipos de navegação diferentes. Esses testes não mostram apenas qual página funciona melhor, mas quais páginas são melhores na sequência de outras, ou seja, eles testam diferentes tipos de página de categoria, com diferentes páginas de produto e diferentes estilos de carrinho. Ao rodar o Multi-page test, eles sabem que o melhor caminho para conversão é usar a página de categoria “A” e na sequência exibir a página de produto “C” seguido do modelo de carrinho “B”.

Exemplo:

Desta forma, eles sabem a sequência de páginas que geram maior conversão caso a caso, pois nem sempre uma estrutura de página de detalhes de uma xícara vai converter tão bem quando apresentarmos um smartphone ou uma calça jeans.

O cenário atual do e-commerce brasileiro deve se desenvolver muito mais rápido quando passarmos a encarar a otimização da loja de forma mais séria e usarmos as diversas ferramentas de testes e web analytics disponíveis, somadas ao conhecimento do mercado local para evoluirmos nossas lojas baseados em dados concretos e conhecimento agregado.

fonte: http://ecommercenews.com.br/

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Vulnerabilidade de plug-in do WordPress compromete mais de 50 mil sites

Uma vulnerabilidade crítica encontrada recentemente em um popular plug-in para newsletters do WordPress está sendo explorada ativamente por hackers e foi usada até agora para comprometer pelo menos 50 mil web sites. A brecha de segurança está localizada no MailPoet Newsletters, antes conhecido como wysija-newsletters, e foi corrigida na versão 2.6.7 do plug-in liberada em 1 de julho.

 

Se não atualizada, a falha permite que atacantes façam upload de arquivos PHP para o servidor de web e tomem controle do site. O MailPoet Newsletters já foi baixado 2 milhões de vezes do repositório oficial de plug-ins do WordPress até agora.

Os pesquisadores da empresa de segurança Sucuri flagaram um ataque automático que injetava um arquivo PHP backdoor em vários sites de WordPress. Uma análise mais detalhada revelou que o ataque explorava a vulnerabilidade de upload do arquivo MailPoet que foi corrigda no início do mês.

"A backdoor é bem maligna e cria um usuário admin com o nome de 1001001", informaram os pesquisadores de segurança da Sucuri em um post no blog da empresa na quarta-feira. "Ele também injeta um código backdoor em todos os arquivos principais do tema. O maior problema é que esse processo geralmente sobrescreve arquivos bons, tornando bem difícil recuperar o sistema sem ter um bom backup a mão."

A Sucuri tem um website gratuito com um scanner de ameaças que as pessoas usam voluntariamente e que detectou alguns milhares de sites comprometidos diariamente pelo ataque. Segundo Daniel Cid, chief technology officer da Sucuri, a estimativa até agora é de 50 mil sites infectados e alguns deles nem tinham o MailPoet instalado ou nem estavam usando o WordPress.

Nesses casos, aconteceu o que Cid chama de contaminação cruzada. Se um servidor de web tem um site WordPress vulnerável que foi atacado, a porta PHP instalada pelos hackers pode infectar todos os sites que são hospedados naquele servidor sob uma mesma conta.

"Em muitas empresas de compartilhamento de hospedagem - como GoDaddy, Bluehost, etc. - uma conta não pode acessar os arquivos de outra conta, portanto a contaminação cruzada ficaria limitada aos sites que pertencem a apenas uma conta", diz o pesquisador. No entanto, nos nos casos em que o servidor "não está configurado adequadamente, o que é bem comum, a infecção pode se espalhar por todos os sites de todas as contas".

Para proteger seus sites WordPress do ataque, os administradores precisam fazer o update para a versão mais recente do plug-in do MailPoet.

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PromoFilter – Expandindo as regras de promoção aos meios de pagamentos e entrega

modulo-magentomódulo permite que você ative ou desative os métodos de pagamento e transporte do checkout criando regras de promoção

Ou seja, basicamente este módulo permite que você ative ou desative os métodos de pagamento e transporte do checkout criando regras de promoção

 

Inovarti_PromoFilter

Por exemplo: Você pode habilitar o modulo Cielo somente para os produtos de determinada categoria, ou desabilitar o frete gratis para envios fora de sua cidade. Como usar: Após a instalação limpe o cache e visite o item de menu na administração do Magento, em

“Promoções” => “Regras no Checkout”

Testado Magento 1.7.2

Faça uma doação ao projeto

Pesquisando na web encontrei 2 módulo que somando seus valores somam 200 usd rs 300 usd

Gostou do módulo?

Se você gostou, se foi útil para você, se fez você economizar aquela grana pois estava prestes a pagar caro por aquele módulo pago, pois não achava um solução gratuita que te atendesse e queira prestigiar o trabalho feito efetuando uma doação de qualquer valor, não vou negar e vou ficar grato, você pode fazer isso utilizando o Pagseguro no botão abaixo:

Atualizações futuras

Adicionar promoção para parcelas nos cartões, por exem 15% desconto para pagamento em 1x no cartão

Exeplo de uso da regra www.leoeletro.com.br possui descontos de 15% em 1x

Ou seja vou implementar o script abaixo para dar o desconto no quote collect total after ao verificar qual meio de pagamento foi selecionado e qual numero de parcelas, assim se pode criar regras para parcelas.

$discountAmount = $total * $discountAmount / 100;

$info->getQuote()->setSubtotalWithDiscount($discountAmount);

$info->getQuote()->setBaseSubtotalWithDiscount($discountAmount);

$discountAmountDescription =”Desconto “.$discountAmount.”%”;

$address->setDiscountDescription($address->getDiscountDescription() . ‘,’.$discountAmountDescription);

segue github do projeto https://github.com/deivisonarthur/Inovarti_PromoFilter

fonte: http://www.deivison.com.br/

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ysmush.it – Como otimizar imagens do Magento pelo shell usando o ysmush.it

yahoo smush-it 400x238

Depois de 2 anos mexendo com Magento posso dizer que conheço muitas pessoas de Magento no Brasil por conta dos meus projetos open source e uma vez perguntei a um desenvolvedor como ele tinha conseguido otimizar as imagens do shop dele, pois no webpagetest a parte referente as imagens estava tudo com A, enguanto na minha otimização do servidor essa parte das imagens estavam F.

 

Então o amigo, repondeu +/- assim:

Brother é facinho basta vc abrir o Photoshop uma por uma e otimizar elas…

Com certeza ele teve um trabalho do CARALHO (O blog é meu eu, eu posso xingar hehe) ou seja, o coitado abriu mil imagens no Photoshop e otmizou uma a uma….. Pensei se eu for depender disso minha otimização vai ficar com F mesmo! Se o cliente quiser que ele faça rsrsrs

Então lembrei o Photoshop possui um script que posso setar na pasta e ele sai processando, logo larguei de mão essa idéia por conta do trabalho ainda ser grande…

Mas graças a Deus existe o Smush.it!

visite: http://www.smushit.com/ysmush.it/

Smush.it é um serviço web do Yahoo que permite que você otimize imagens. Nele vc envia seus arquivos de imagem seja ele (PNG, GIF ou JPG) e ele otmiza as imagens reduzindo o tamanho sem perder a qualidade. Com Smush.it conseguimos diminuir até 60% o tamanho da imagem. A interface do Smush.it é via web, onde vc pode enviar uma por uma ou enviar as urls uma por cada linha. Então nessa opção de envio de urls vi que existe uma luz no fim do tunel!

Pois bem vou explicar de maneira simplista o que precisamos fazer:

1 – Faz bkp das pasta skin e media do Magento;
2 – Gera um txt com todas as imagens do servidor, ou seja, gera um txt da pasta media e da pasta skin (PS: A pasta skin otmizada é que vai deixar os AAAAAA no webpagetest, mas ja que estamos fazendo o trabalho vamos fazer também com a pasta media, que é onde fica as fotos dos produtos)

O processo acima e os abaixo vão ter que ser feitos para o txt que contém as imagens da pasta skin e para o txt que contém as imagens da pasta media.

3 – Envia a lista para o Smush.it e processa;
4 – Pede para salvar em um zip todas as imagens;
5 – Descompacta as em seus respectivos lugares

Pois bem mãos a obra!

1 – Primeiro vamos realizar o bkp das pastas media e skin, podendo ser com o comando para duplicar a pasta assim:

cp -R magento/media magento/media-ori
cp -R magento/skin magento/skin-ori

2 – Vamos gerar o txt com as urls de todas as imagens que contém na pasta skin e media, para isso vamos usar a expressão regular, onde pegaremos o caminho relativo das imagens e adicionaremos o caminho absoluto contendo nosso dominio assim:

find magento/media/ -name *.jpg | sed ‘s@^@http://lojamodelo.inovarti.com.br/@’ > media.txt
find magento/skin/ -name *.jpg | sed ‘s@^@http://lojamodelo.inovarti.com.br/@’ > skin.txt

PS: Existe uma forma de buscar com o find somente imagens e não um tipo específico como foi setado o JPG acima, depois vou add aqui, até porque precisamos otimizar principalmente as imagens PNG que pesam muito.

3 – Feito isso já temos os 2 arquivos contendo os caminhos de todas as imagens JPG das pastas media e skin, basta agora copiar o conteúdo de cada um e colar na parte referente ao envio das urls no Smush.it e após isso processar a otimização (otimização = redução).
Para algumas pessoas sensíveis abstrai que faleu que otimização é igual a redução!

4 – Após otimizar e processar todas as imagens será mostrado o grau de redução de cada imagem e lá no final tem a opção de salvar compactado. Ao selecionar essa opcão vc não precisará salvar uma por uma e todas as imagens serão salvas em um zip e ele mantém também a estrutura das pastas.

5 – Agora vamos a parte final, vamos jogar o zip em nosso FTP e desconpactar em uma pasta e entrar nessa pasta. E agora existe um comando que utiliza expreg onde move as imagens para sua respectiva pasta assim:

find img -type f | sed ‘s@.*@ mv -v & /magento/media/& @’ | sh

Após o termino repida esse procedimento com o zip da pasta SKIN que na verdade para o webpagetest será o mais importante para add os AAAAA

find img -type f | sed ‘s@.*@ mv -v & /magento/skin/& @’ | sh
Para você ver o quanto foi reduzido você pode executar o comando:

du -s -h –apparent-size /magento/media/
du -s -h –apparent-size /magento/media-ori/

Usando ele vc verá o quanto cada pasta possui de tamanho e ao comparar as 2 verá o quanto teve de redução das imagens.

Pronto basta limpar o cache do catalogo e do Magento. Eu prefiro ou renomeiar a pasta var para var-old momentaneamente só para ver se vai haver algum erro de cache ou simplesmente excluir a pasta var, mas nem vou explicar como remover no linux não, pois já vi pessoas excluindo todo o magento rsrsrs.

Caso precide verifica a permissão das pasta de acordo com seu linux.

Bem esta pronto porém existe uma outra forma mais fácil de fazer esse processo de otimização, na verdade existem vários vou citar algumas formas abaixo kkkkkk
1 – Pelo módulo da gtmetrix
Existem um módulo da gtmetrix que minifica js, css e outros e pode ser encontrado aqui:

http://gtmetrix.com/magento-optimization-guide.html

http://www.magentocommerce.com/magento-connect/gtspeed-by-gossamer-threads-8264.html

Se faz necessário configurar algumas coisas para que rode.

2 – Usando o image magick no SSH
O é um módulo do linux que possibilida executar várias tarefas nas imagens como redução de tamanho, compactação,…. para mais info visite http://wiki.ubuntu-br.org/ImageMagick ouhttp://www.imagemagick.org/script/mogrify.php

apt-get -y install nautilus-open-terminal
apt-get install imagemagick

Antes faça bkp da pasta com o cp -R magento/skin magento/skin-ori

find skin/ -type f | sed ‘s@.*@ mogrify -format jpg -quality 85 & @’ | sh
find skin/ -type f | sed ‘s@.*@ mogrify -format jpg -interlace plane & @’ | sh

E depois pode comparar o tamanho das pastas usando o:

du -s -h –apparent-size magento/skin/
du -s -h –apparent-size magento/skin-ori/
3 – smush.py
Script em pyton que se diz executar as mesmas configurações que o projeto Smush.it faz
PS: Se faz necessário instalar outros módulos tais como:

https://github.com/deivisonarthur/smush.py

https://github.com/thebeansgroup/smush.py/pull/2

https://gist.github.com/stephenmckinney/2160434

4 – Smush.it usando PHP com Json e CURL
SmushIt is a PHP client for the popular Yahoo! image compression web service Smush.it

https://github.com/deivisonarthur/SmushIt

Bem é isso, espero ter ajudado e caso consigam sucesso favor comentar!

Créditos:

http://aurelio.net/blog/2011/09/02/usando-smush-it-e-shell-script-para-otimizar-imagens-de-um-site/

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30 Templates Joomla Grátis Para Empresas

joomlaJá por várias vezes viemos apresentar-lhe temas com aspecto profissional para a sua empresa. Hoje iremos fazê-lo apenas com temas gratuitos para Joomla.

 

Estes Templates são adequados para as versões 2.5 e 3.

Business Meeting

Como podemos ver este adequa-se facilmente ao pretendido, com um elegante slider e interface.

JSNBoot

Um tema gratuito com aspecto de premium, tem 4 templates de cores incluídos,  é responsive e tem ainda outras opções aliciantes.

ZenBase

Construído na mesma base em que assentam vários templates premium – T3 framework – este template também se apresenta como bastante flexível  Solução a verificar.

Ampleness

Template embora bastante simples, é útil para começar projectos idealizados ou mesmo para puxar pela sua criatividade, devido às funções que possui.

Meetgavern

Tema responsive, que como o anterior irá necessitar de algum trabalho, mas que deverá proporcionar um excelente resultado.

Magma

Outra solução livre e bastante profissional que podemos encontrar na internet sem quaisquer encargos. Um design limpo e mais do “quanto-baste” para qualquer empresa.

CMSBlue

Bastante limpo e simples através do seu menu de topo e slider.

CasinoTime

Não interprete mal o nome, este template pode ser facilmente adaptável à sua empresa. Inclui as funcionalidades que já conhecemos.

AppStore

Com um agradável menu e excelente slider, é um template que proporciona bastante espaço para os textos da sua empresa.

Carve

Para um estilo mais “desportivo” este template deixa-nos um enorme slider sem esquecer a importância do conteúdo de texto.

Pixeldot

Tema algo simples, mas que será suficiente para arrancar com a sua imaginação quanto ao conteúdo.

Electrox

Semelhante a algumas que já vimos, alterando o esquema de cores utilizado.

LeoRestro

Tema responsive, que pode facilmente ser adaptado ao que o utilizador pretender devido à sua versatilidade.

Favorite

Neste caso o nome do template não o pode induzir em erro. Arrisca-se a ser um dos seus favoritos, o joomla!3 framework traz-lhe atributos e facilidade de utilização presentes noutros temas profissionais.

H5PB4J

Depressa nos apercebemos deste tema quase ‘default’ do joomla, mas não. Este tema é responsive e foi pensado para quem deseja construir “quase de raiz” o seu site com grandes funcionalidades incluídas.

SJ3 Joomla

É outra excelente solução que promete arrasar os gostos dos utilizadores de joomla 3.x. As Funcionalidades que já conhecemos, destacando-se a responsive.

Arcom

Um tema com excelente aparência e excelente na sua estrutura. A página inicial apresenta por defeito tem a vantagem de ser “pequena” o que pode ser ideal para uma empresa que não pretende acrescentar muita informação ao seu site.

Team

Também bastante simples com um desenho baseado na construção de colunas.

Oxygen

Com diversas posições disponiveis/módulos, é outro tema bastante limpo e simples com um desenho que já conhecemos.

Kotoba

Template que oferece um claro destaque ao seu slider animado, sem esquecer, claro o texto e informações da sua empresa.

myBusiness

Um tema bastante simples, limpo e leve, sem grandes efeito mas funcional.

Afterburner

Um dos templates gratuitos da rocketthemes, já reconhecidos pela qualidade dos seus templates premium.

JaxStorm

Outro template (em 3 cores) adequado para empresas, bastante fácil de utilizar com uma interface limpa, simples e responsive. Disponível em temas azul, preto e verde.

Meembo

Do mesmo dev do anterior, Hurricane Media, é também bastante interessante pela sua composição e estrutura profissional.

Bedava

De um site que disponibiliza premium templates, este é a excepção, depressa concluímos as suas qualidades.

Arise

Dos produtores premium BowThemes, este tema está disponivel em 5 cores.

Gratis

O nome e Imagem basta para justificar o porquê de estar nesta lista.

Design Canvas

Outro tema de origens premium, da Joomlage, que nos traz uma excelente interface cheia de recursos à nossa disponibilidade.

Pure White

Tema, literalmente, branco, para alguns até demasiado, mas que facilmente irá atingir o objectivo desejado.

Hotel3

Do mesmo desenvolvedor mas com um estilo diferente, este template é ainda responsive.

fonte: http://www.webmaster.pt

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Descubra Os Melhores Tutoriais WordPress

aprender wordpressO que é o WordPress?

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (Content Management System ou CMS) que permite criar e gerir, de forma simples, todo o conteúdo de um site.

 

Porquê utilizar o WordPress?

O WordPress é muito utilizado pela interface amigável que apresenta, por ser uma solução Open Source e por ser considerado o CMS ideal para todos os usuários que queiram construir um blog ou site, com vários temas e plugins disponíveis (uns gratuitos, outros pagos), de grande qualidade.

Actualmente, o WordPress é a plataforma CMS mais utilizada em todo o mundo, liderando a lista com quase 19% dos sites existentes nas plataformas monitorizadas, de acordo com o gráfico disponibilizado pelo w3techs.com.

O objectivo do presente artigo passa por servir de guia para todos aqueles que estão a iniciar a criação do seu site, em WordPress, de seguirem os passos certos para uma construção sólida e eficaz do site, conseguindo retirar total partido de todas as opções que o WordPress oferece.

Juntámos, por isso, vários tutoriais WordPress, num só único artigo, para web designers, usuários inexperientes e outros usuários, organizados de ordem ascendente por nível (iniciado para avançado).

OS PRIMEIROS PASSOS

  • Começar com o WordPress

Este primeiro ponto é importante para quem nunca teve contacto com o WordPress. O tutorial mostra como instalar o WordPress, criar/editar/eliminar páginas e artigos, instalar/desinstalar temas, e plugins, e, adicionar/eliminar media, etc.

Tutorial: Começar com o WordPress

Consulte este link para saber as novidades da versão 3.5 da plataforma WordPress.

  • Cábula WordPress

A cábula WordPress é muito útil para os web designers e programadores, que ainda não tenham experiência e um à vontade razoáveis, na edição de código, podendo assim, consultar todos os pedaços de código (e saberem a que se destinam), bem como, dos ficheiros existentes e para que servem. Simples e muito útil. Consulte aqui a cábula WordPress ou clique na imagem abaixo.

  • Menus WordPress

Após a primeira instalação do WordPress o menu não é imediatamente assumido pelo tema, nem tão pouco utiliza o sistema de menu automático, tendo de ser o próprio usuário a defini-lo no back office do WordPress. Este tutorial mostra os básicos do sistema de menu e como usá-lo no site.

Tutorial: Menus WordPress

  • Shortcodes WordPress

Os shortcodes WordPress tornaram-se como uma das mais úteis funcionalidades existentes na plataforma. Introduzidos na versão 2.5 do WordPress, os shortcodes permitem que seja utilizado um trecho de código no local que o usuário pretender (artigo, página, widget e até mesmo, em zonas por preencher do site). Neste ponto é fornecido um guia completo para introdução aos shortcodes WordPress.

Tutorial: Shortcodes WordPress – Guia Completo

No entanto, os shortcodes podem ser utilizados para outras funções que não estejam relacionadas directamente com o código WordPress. No tutorial abaixo é lhe mostrado como dominar um pouco a matéria dos shortcodes para outras funções.

Tutorial: Shortcodes WordPress

  • Aprender WordPress Em 7 Dias

Este tutorial disponibilizado, foi escrito e preparado, com o objectivo de proporcionar a todos os iniciantes do WordPress uma aprendizagem fácil e directa do WordPress (no entanto, o tempo de aprendizagem está sempre relacionado com a capacidade de aprendizagem que cada pessoa tem. Não há problema algum se levar duas ou três semanas a compreender como funciona o WordPress, o importante nesta fase não é saber, mas sim, entender como funciona esta plataforma, o saber é ganho com a prática).

Guia/Tutorial: Aprender WordPress Em 7 Dias

  • Dominar O Visual Editor

O Visual Editor é a funcionalidade que permite a edição/criação de páginas e artigos, em dois modos: Visual ou HTML. O tutorial mostra como utilizar as opções existentes no Visual Editor.

Tutorial: Dominar O Visual Editor

  • Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes

É sempre normal, quando se é iniciante, a procura por informação que permita saber um pouco mais, no entanto, existem conselhos dados pelos mais experientes (que também já passaram pela fase de iniciação), que poderão ser úteis e que, muitas vezes, se revelam fundamentais. Foi com este pensamento que Siobhan McKeown perguntou a vários usuários da comunidade WordPress que conselho(s), dariam a todos aqueles que estão a iniciar a sua experiência no WordPress, e, resolveu escrever um artigo a apresentar as ideias que cada um exprimiu, onde se destacam três pontos: aprender, construir e partilhar.

Artigo: Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes

OPTIMIZAR DESIGN DO SITE

  • Escolher Design Apelativo Para Sites WordPress

O design (aparência do site), é essencial nos dias de hoje para promoção de um site. Existem práticas e técnicas de posicionamento de conteúdo e combinação de cores que podem tornar um site muito mais apelativo, e como consequência, obter mais visitantes, tendo em mente, que a primeira avaliação (feita por novos visitantes), estabelece-se pela aparência do site.

Em baixo seguem três links nos quais é possível encontrar vários temas para o WordPress:

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Themeforest WordPress;
    2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WooThemes;
    3. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Directório de Temas WordPress (estes temas são facilmente acedidos pelo back office do WordPress).
  • Desenvolvimento De Widgets

O desenvolvimento de um widget e de um plugin para WordPress é um procedimento exactamente igual, no entanto, o objectivo dos mesmos diferencia um pouco. Um plugin tem o objectivo de executar uma função por forma a optimizar o site não sendo visto pelo visitante (por exemplo, plugins de SEO). O widget já é uma forma de adicionar certas funcionalidades, normalmente ao footer e sidebar, que são vísiveis pelos visitantes (por exemplo. calendário, formulários de contacto, …). O widget poderá reunir num só único ficheiro todo o código necessário para a sua execução enquanto que um plugin poderá ter mais do que um ficheiro associado para a sua execução.

Neste tutorial é mostrado como desenvolver um widget para o seu site WordPress. Desta forma poderá vir a desenvolver outros widgets com outras funcionalidades.

Tutorial: Desenvolvimento De Widgets

  • Destaque De Artigos

Esta é uma dica essencial num site: destacar artigos no topo da página. Desta forma, o usuário alerta os visitantes para a existência de artigos que são considerados importantes no site (é também uma forma de obter mais visualizações para esses artigos).

Actualmente, quase todos os sites (dependendo também do tipo de tema), reservam sempre uma parte da página incial para destacar os últimos artigos, sendo que para as restantes páginas do site pode ser utilizado um widget, tanto no footer como na barra lateral para o mesmo efeito.

No entanto, pode acontecer o tema não trazer a funcionalidade, de destaque de artigos, implementada, que não indica que não se consiga destacar os artigos no site. O presente tutorial ensina como destacar artigos no topo da página inicial manualmente.

Tutorial: Destaque De Artigos

  • Escolher Um Esquema De Cores Para O Site

Este é um ponto muitas vezes díficil de resolver: encontrar o esquema de cores ideal para o site. Tendo em consideração o seu conteúdo, a imagem de fundo que irá ser utilizada, a disposição do conteúdo do site, entre outras coisas mais, é essencial que se escolha um esquema de cores que se identifique com o site (tema), e que consiga destacar todos os elementos de um site.

Neste ponto iremos listar dois tutoriais, os quais têm o objectivo de explicar como escolher um esquema de cores para um site segundo o tema do mesmo.

Tutorial: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site
Tutorial II: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site II

  • Formato dos Artigos

A funcionalidade Format Posts foi introduzida na versão 3.1 da plataforma WordPress. Esta funcionalidade permite definir o layout dos artigos publicados. Qual o objectivo? Muitos artigos são imagens, outros vídeos, outros texto e imagem, outros só texto, ou seja, a funcionalidade Format Posts permite definir um layout diferente para cada tipo de artigo. Muitos temas já trazem um leque de opções de formato para os artigos, mas, estes formatos podem ser editados e até redesenhados, totalmente.

O tutorial mostra como definir um novo estilo para os Format Posts, bem como, o fluxo para definir qual o tipo de formato a aplicar.

Tutorial: Formato dos Artigos

  • Personalizar Tipos de Artigo

O mecanismo custom post type (introduzido na versão 1.5 da plataforma WordPress), permite a criação de uma grande variedade de conteúdo.

O presente guia tem o objectivo de mostrar, e explicar, todas as opções que esta funcionalidade oferece.

Guia/Tutorial: Personalizar Tipos de Artigo

ADICIONAR IMAGENS AO SITE

  • Adicionar Imagem de Perfil

Adicionar uma imagem de perfil é sempre importante na medida que proporciona aos visitantes o conhecimento facial de determinado autor. Existem “mil e uma maneiras” de se adicionar uma imagem ao(s) respectivo(s) autores. Actualmente existem plugins que adicionam o código necessário e basta ao usuário, apenas, fazer o upload da imagem. No entanto, também é possível adicionar uma imagem de autor manualmente.

No tutorial que se segue é mostrado como adicionar uma imagem de autor manualmente. Também é explicado de forma resumida como instalar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil.

Tutorial: Adicionar Imagem de Perfil

Em baixo deixamos o link do directório de plugins WordPress, para o usuário procurar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil:

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">directório de plugins WordPress.
  • Criar Tamanhos de Imagens Adicionais

Os tamanhos por defeito do WordPress (Full Size, Medium, Large, Thumnail), muitas vezes não vão ao encontro daquilo que o usuário perspectivou para a imagem, sendo obrigado a editá-la para ver realizada a sua ideia.

O presente tutorial ensina como adicionar novos tamanhos de imagem adicionais, permitindo que o usuário possa ajustar o tamanho das imagens de acordo com as suas necessidades sem que para isso edite a imagem original. No entanto, existem plugins que permitem adicionar automaticamente novos tamanhos para as imagens.

Tutorial: Criar Tamanhos de Imagens Adicionais

  • Criar Galeria de Fotos

Actualmente, as galerias são bastante utilizadas pelos usuários na disposição de dezenas de imagens. O objectivo de uma galeria passa por proporcionar aos usuários uma estrutura dinâmica (e apelativa), que organize, apresente e identifique as imagens respectivas da galeria. Melhor que tudo é o facto de esta estrutura ser criada num espaço reduzido, dispondo uma grande quantidade de imagens.

As galerias podem ser criadas manualmente, ou, através de plugins para WordPress (uns pagos, outros grátis).

Os seguintes tutoriais mostram como criar uma galeria de fotos manualmente. O primeiro explica de uma forma simples e é destinado aos usuários que tenham a versão 3.5 do WordPress. Já o segundo tutorial mostra através de código como criar de raiz uma galeria de fotos.

Tutorial: Criar Galeria de Fotos
Tutorial II: Criar Galeria de Fotos II

No entanto, existem plugins já pré-feitos que facilitam e muito o trabalho a ter para a criação de uma galeria, ainda por mais, quando alguns dos plugins garantem uma qualidade da galeria 100% apelativa,e, com efeito lightbox aplicado. Deixamos em baixo 2 links, nos quais se pode encontrar plugins com qualidade assegurada.

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">directório de plugins WordPress;
    2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">65 Plugins WordPress Para Criação de Galerias
  • Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens

Facto muito ignorado por muitos administradores de sites (que não dão muita importância às imagens), mas, as imagens são uma peça fundamental dos sites e muitas vezes as práticas utilizadas na inserção de imagens não é a mais correcta. O tutorial deste ponto tem o objectivo de ensinar boas práticas de gestão de imagens para WordPress (no entanto, o mesmo pode ser aplicado para outros CMS).

Tutorial: Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens

  • Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens

Muitas vezes os tamanhos das imagens são enormes ultrapassando a largura máxima do espaço do artigo. É preciso redimensionar o tamanho da imagem para que esta possa ser adicionada de forma apelativa ao site.

O tutorial mostra como conseguir redimensionar imagens a partir do WordPress, utilizando o auto-scale e o crop, entre outras opções.

Tutorial: Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens

DESENVOLVER TEMAS WORDPRESS

  • Desenvolvimento de Temas WordPress

Com a prática vem a experiência e o desejo de se criar algo próprio. É muito mais fácil comprar ou optar por um tema já pré-feito que provavelmente se mudaria nalgum aspecto. Logo, porque não criar um site pelos nossos próprios meios uma vez que é possível?

Actualmente, criar um site em WordPress é muito mais fácil que antigamente, mas – porque há sempre um mas – é preciso ter algum conhecimento, claro. Devido à imensa utilização da plataforma WordPress, novas formas de criação vão sendo reveladas e é agora mais fácil através de CSS frameworks, desenvolvidas para o efeito, criar sites de raiz e o mais importante de tudo, responsive (termo utilizado em web design para definir um tema que consegue adaptar-se a várias plataformas de acesso).

Página de tutoriais: Desenvolvimento de Temas WordPress

  • Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas

“Nunca é demais saber”. Esta é uma máxima por muitos utilizada (principalmente pelos mais velhos e experientes), que defendem que mesmo que se consiga, por mérito próprio, obter um resultado, é sempre importante ouvir novos truques, dicas e conselhos de outros profissionais (sejam eles velhos, novos, com mais experiência ou não), que actuam na mesma área, até para perceber como são as suas técnicas de trabalho, pois, existe sempre alguma coisa a reter.

Mais uma vez, Siobhan McKeown, reuniu num artigo algumas sugestões, dicas, truques, conselhos e técnicas dos melhores designers e programadores, proporcionando assim que os menos experientes, bem como os mais experientes, possam aperfeiçoar e melhorar as suas técnicas de desenvolvimento.

Artigo: Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas

INTEGRAR REDES SOCIAIS NO SITE

  • Integrar Redes Sociais

As redes sociais têm grande impacto na divulgação dos sites. A sua utilização e integração nos sites é uma “obrigação” que todos os administradores de sites devem ter em conta. Ainda por mais agora que a utilização das redes sociais em sites WordPress, está à distância de uma instalação, bastando, depois de instalado o plugin, a sua configuração correcta.

No artigo em baixo poderá encontrar 50 plugins para adicionar links para as redes sociais, no seu site WordPress.

Artigo: Integrar Redes Sociais

  • Integrar Sistema de Newsletter

O sistema de newsletter é bastante útil e prático porque proporciona aos visitantes do website a constante actualização de novas informações, eventos, campanhas, comunicados, etc.

Em baixo listamos alguns artigos que apresentam soluções (grátis e pagas), para implementar sistema de newsletter:

  1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">plugins WordPress para criação de sistema de newsletter;
  2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">plugins WordPress para criação de sistema de newsletter II.

EDITAR SITE WORDPRESS

  • Editar Área de Administração do WordPress

A área de administração do WordPress permite ao usuário acesso às ferramentas da plataforma para criar páginas, criar artigos, instalar temas e plugins, entre outras funcionalidades. No entanto, a área de administração pode ser editada à imagem do administrador, à imagem de uma empresa, etc. O WordPress não permite apenas gerir apenas o conteúdo do site mas sim proporcionar uma plataforma profissional que permita a sua edição à imagem de quem está à frente da administração/desenvolvimento do site.

Tutorial: Editar Área de Administração do WordPress

Disponibilizamos, ainda, um link com vários plugins, WordPress, para edição da zona de administração do site: plugins para edição da zona de administração (note que poderão existir outros plugins que servem para o mesmo efeito).

  • Criar Custom Post Type

Custom Post Type é a funcionalidade, implementada na versão 3 do WordPress, que permite que o usuário consiga criar diferentes custom post types para o seu site WordPress.

Os dois tutoriais explicam, e mostram, como criar os próprios custom post types para WordPress.

Tutorial: Criar Custom Post Type
Tutorial II: Criar Custom Post Type II

  • Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google

A plataforma WordPress tem uma função de procura bastante acessível, simples, rápida e efectiva (que divide muitas opiniões entre os usuários WordPress), que poderá ser substituida por outra qualquer. Neste tutorial, é mostrado como adicionar e substituir o motor de busca por defeito, do WordPress, por um motor de busca personalizado da Google.

Tutorial: Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google

  • Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins

É possível, e bastante simples e prático, a adição de ícones ao menu sem se precisar de instalar qualquer plugin. No entanto, existem plugins que permitem adicionar ícones ao menu de forma simples e prática.

O presente tutorial mostra como adicionar ícones ao menu sem precisar de se instalar qualquer plugin.

Tutorial: Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins

  • Desenvolver Site Para Vários Idiomas

É actualmente uma obrigação um site ter suporte para mais do que um idioma. No mínimo das hipóteses, muitos administradores, não querendo adicionar uma quantidade enorme de idiomas, optam por ter o idioma do país de origem e o idioma inglês. Em outros casos optam por disponibilizar os idiomas nos países onde o site tem bastante visibilidade. Quantos idiomas o site suporta não é importante, importante é que qualquer visitante consiga ter acesso ao conteúdo do site sem problemas.

O tutorial abaixo mostra como desenvolver um site multi-idioma para WordPress.

Tutorial: Desenvolver Site Para Vários Idiomas

Neste link poderá consultar os 10 melhores plugins WordPress para tradução.

  • Funcionalidade Theme Customizer

Com a versão 3.4 do WordPress, foi lançada uma nova funcionalidade de edição dos temas para WordPress. A funcionalidade chama-se Theme Customizer e permite que o usuário edite/ajuste as configurações dos elementos do site: cores, fontes, texto, etc.

No tutorial disponibilizado mostra como editar o tema através desta nova funcionalidade, utilizando a interface WYSIWYG (What You See Is What You Get). No entanto, o tema poderá ser editado (mais detalhadamente), directamente através dos ficheiros CSS do tema.

Tutorial: Funcionalidade Theme Customizer

UTILIZAÇÃO DE PLUGINS

  • Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress

Na criação do primeiro site WordPress é essencial saber quais os plugins que são essenciais para uma melhor performance, uma melhor segurança e um maior reconhecimento do site.

No dois artigos disponibilizados neste ponto, cada um apresenta 5 plugins “obrigatórios” a utilizar na criação do primeiro site WordPress. Um foca mais a parte da segurança do site como backups, sistema anti-hacker, sistema anti-spam. Já o outro foca mais a vertente de desempenho e reconhecimento do site.

Artigo: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress
Artigo II: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress II

  • Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress

Os plugins permitem que sejam adicionadas partes de código adicional ao site, com uma função específica, a qual, varia de plugin para plugin. Os plugins permitem um maior controlo e flexibilidade sobre o site, ou seja, ao ser desenvolvido um plugin próprio não só existe um conhecimento profundo do objectivo do mesmo, como também, da forma como o mesmo está desenvolvido.

No presente tutorial é mostrado como desenvolver um plugin próprio. Claro, que depois é preciso algum conhecimento a nível de PHP, para a criação de plugins com outras rotinas.

Tutorial: Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress

  • Exigir/Recomendar Plugins WordPress

Existem casos de temas e plugins, WordPress, em que a sua correcta utilização depende da instalação de outros plugins. Foi criado um sistema de recomendação/exigência da instalação de plugins adicionais, ou seja, basicamente é um repositório de plugins onde se define quais os plugins que devem ser recomendados e/ou exigidos para o correcto funcionamento do tema e/ou plugin.

Os tutoriais mostram como criar o repositório de plugins e proporcionar aos usuários da plataforma WordPress a sua instalação e activação.

NOTA: o primeiro tutorial além de mostrar os passos a realizar para criar o repositório, tem, ainda, algumas explicações mais detalhadas das opções de configuração.

Tutorial: Exigir/Recomendar Plugins WordPress
Tutorial II: Exigir/Recomendar Plugins WordPress II

  • Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável

O presente tutorial tem o objectivo de mostrar como criar um plugin de conteúdo incorporável, para partilhar o conteúdo de um site WordPress com outros sites.

Tutorial: Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável

SEGURANÇA

  • Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS

Actualmente o WordPress é dos CMS mais seguros, e, mais utilizados (mais de 70 milhões de utilizadores), que existem, no entanto, nenhuma plataforma é 100% anti-hacker, e por isso, algumas precauções têm de ser tomadas. Uma vez tomadas as precauções necessárias, é díficil um site WordPress ser atacado, excepto nas seguintes circunstâncias: ou estão desactualizados, ou têm plugins e/ou temas construídos por terceiros, sem o reconhecimento do WordPress, ou, que já não sejam suportados.

O presente tutorial mostra como proteger um site WordPress através de um ficheiro .htaccess, que deve ser sempre uma das primeiras precauções a ser tomada.

Tutorial: Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS

  • Malware Comum

Existem milhares de ataques por dia a x sites, e muitas vezes, os usuários nem sequer dão conta desse facto: por falta de experência, ou, por falta de algum conhecimento na área. É importante sempre, especialmente quando se trabalha com servidores, saber um pouco mais como tal funciona e todas as formas de segurança. Não é preciso saber tudo de trás para a frente, mas, o básico, de forma a que se houver algum malware, cada usuário possa tomar as devidas medidas.

Os presentes tutoriais explicam quais são os tipos de malware que mais afectam um site WordPress, bem como, prevenir a sua expansão e a correcta forma de agir perante um ataque de malware.

Tutorial: Malware Comum
Tutorial II: Malware Comum II

Consulte o artigo Top 5 Plugins WordPress de Segurança para ficar a conhecer 5 plugins que darão uma maior segurança ao seu site WordPress.

SEO (Search Engine Optimization)

  • Guia Completo Sobre SEO Para WordPress

Este é um ponto bastante importante, o qual deve ser muito bem estudado e percebido, pois, provavelmente, é a chave de sucesso de um site, seja ele na plataforma WordPress, ou não. É preciso neste ponto, aprender com os melhores e não só, esgotar todos os tutoriais possíveis acerca do tema e testar várias formas de SEO antes de se colocarem definitivamente em prática.

O presente guia é o mais completo que existe na internet. Tem o objectivo de explicar como funciona o SEO e o que é possível fazer com o site WordPress para que este obtenha altas cotações no ranking de sites.

Guia: Guia Completo Sobre SEO Para WordPress

Deixamos ainda alguns dos melhores plugins WordPress para SEO: Top 5 Plugins WordPress Para SEO.

HABILIDADES AVANÇADAS

  • Loops

A WordPress Codex (criadores dos loops), define os loops como:

“The Loop is used by WordPress to display each of your posts. Using the Loop, WordPress processes each of the posts to be displayed on the current page and formats them according to how they match specified criteria within the Loop tags. Any HTML or PHP code placed in the Loop will be repeated on each post.”

Ou seja, basicamente se não existissem os loops em WordPress não haveria conteúdo dinâmico na plataforma. O presente tutorial mostra o que são loops, o que fazem e como usá-los.

Tutorial: Loops

  • Meta Boxes

O que são Meta Boxes? Pode-se definir meta box como uma secção personalizável adicionada a uma página de criação de um artigo ou de uma página. Podem ser adicionados todos os elmentos possíveis à meta box, desde radio buttons, checkboxes, textarea, entre outros elementos.

O tutorial mostra como adicionar metadata a um artigo através da criação de meta boxes.

Tutorial: Meta Boxes

  • Imagens Responsive

As imagens responsive são bastante importantes na medida que facilmente se adaptam a diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos. O presente tutorial mostra como tornar as imagens de um site WordPress ajustáveis para diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos.

Tutorial: Imagens Responsive

  • Dispor Widgets Através de Shortcodes

Os widgets são fundamentais e bastante úteis. É possível através de um shortcode dispor um widget no local que o usuário pretender, sem grandes complicações.

Tutorial: Dispor Widgets Através de Shortcodes

  • WP_Query

A classe WP_Query é uma das partes de código mais utilizada e importante da base de código do WordPress. É responsável por várias funções, das quais se destaca, a consulta de dados de uma forma segura, simples e modular.

Tutorial: WP_Query

RECOMENDAÇÕES

  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WP Beginner é um site com mais de 200 tutoriais (passo-a-passo);
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Tutorials WordPress é um canal do Youtube que tem centenas de tutoriais WordPress em vídeo. Uma ótima forma de aprender WordPress;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Manual de utilização do WordPress é óptimo para qualquer usuário entender os processos básicos do WordPress.
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Site Para Empresas disponibiliza mais de 150 tutoriais WordPress;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WP Tuts+ é um site dedicado apenas à plataforma WordPress. Neste site encontra informação de como utilizar o WordPress, desenvolver plugins, widgets, temas, etc;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WordPress Codex.

CONCLUSÃO

Resumindo e concluindo, será a plataforma WordPress a escolha certa para si? Só você o poderá saber. O WordPress é um dos melhores e mais utilizados CMS, actualmente (oferece milhares de soluções pagas e gratuitas), existindo outros também no mesmo nível do WordPress, cada um com os seus prós e contras. No entanto, o essencial é o usuário sentir-se à vontade com a interface do CMS que optar, e só experimentando, é que se encontra a ferramenta ideal.

NOTA: não deixe de consultar os seguintes endereços, onde poderá encontrar soluções e esclarecer quaisquer dúvidas existenciais:

fonte: http://www.webmaster.pt/