value1

Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP

Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP

Enviar e-mail no Worpress. Por defeito o WordPress envia os e-mails através da função mail() do php, o que se torna muito simples pois não temos de efectuar nenhuma configuração para o envio dos e-mails. Mas como nem todos os servidores que prestam serviços de alojamento de sites são iguais, por vezes esta solução simplesmente não funciona, ou porque o servidor não a suporta, por estar condicionada devido a possíveis spams, ou por simplesmente estar bloqueada. Continue reading "Enviar e-mail no Worpress com autenticação SMTP"

value1

Restaurar versão antiga do WordPress

Restaurar versão antiga do WordPress

Você acabou de atualizar para a versão mais recente do WordPress, e percebeu que o seu site começou a apresentar problemas ou está completamente fora do ar. Não se desespere! Na maioria das vezes é um problema de compatibilidade com algum plugin ou tema e a nova versão do WordPress. Algumas vezes (raramente) o problema está no próprio WordPress. Continue reading "Restaurar versão antiga do WordPress"

value1

Vulnerabilidade de plug-in do WordPress compromete mais de 50 mil sites

Uma vulnerabilidade crítica encontrada recentemente em um popular plug-in para newsletters do WordPress está sendo explorada ativamente por hackers e foi usada até agora para comprometer pelo menos 50 mil web sites. A brecha de segurança está localizada no MailPoet Newsletters, antes conhecido como wysija-newsletters, e foi corrigida na versão 2.6.7 do plug-in liberada em 1 de julho.

 

Se não atualizada, a falha permite que atacantes façam upload de arquivos PHP para o servidor de web e tomem controle do site. O MailPoet Newsletters já foi baixado 2 milhões de vezes do repositório oficial de plug-ins do WordPress até agora.

Os pesquisadores da empresa de segurança Sucuri flagaram um ataque automático que injetava um arquivo PHP backdoor em vários sites de WordPress. Uma análise mais detalhada revelou que o ataque explorava a vulnerabilidade de upload do arquivo MailPoet que foi corrigda no início do mês.

"A backdoor é bem maligna e cria um usuário admin com o nome de 1001001", informaram os pesquisadores de segurança da Sucuri em um post no blog da empresa na quarta-feira. "Ele também injeta um código backdoor em todos os arquivos principais do tema. O maior problema é que esse processo geralmente sobrescreve arquivos bons, tornando bem difícil recuperar o sistema sem ter um bom backup a mão."

A Sucuri tem um website gratuito com um scanner de ameaças que as pessoas usam voluntariamente e que detectou alguns milhares de sites comprometidos diariamente pelo ataque. Segundo Daniel Cid, chief technology officer da Sucuri, a estimativa até agora é de 50 mil sites infectados e alguns deles nem tinham o MailPoet instalado ou nem estavam usando o WordPress.

Nesses casos, aconteceu o que Cid chama de contaminação cruzada. Se um servidor de web tem um site WordPress vulnerável que foi atacado, a porta PHP instalada pelos hackers pode infectar todos os sites que são hospedados naquele servidor sob uma mesma conta.

"Em muitas empresas de compartilhamento de hospedagem - como GoDaddy, Bluehost, etc. - uma conta não pode acessar os arquivos de outra conta, portanto a contaminação cruzada ficaria limitada aos sites que pertencem a apenas uma conta", diz o pesquisador. No entanto, nos nos casos em que o servidor "não está configurado adequadamente, o que é bem comum, a infecção pode se espalhar por todos os sites de todas as contas".

Para proteger seus sites WordPress do ataque, os administradores precisam fazer o update para a versão mais recente do plug-in do MailPoet.

value1

Descubra Os Melhores Tutoriais WordPress

aprender wordpressO que é o WordPress?

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (Content Management System ou CMS) que permite criar e gerir, de forma simples, todo o conteúdo de um site.

 

Porquê utilizar o WordPress?

O WordPress é muito utilizado pela interface amigável que apresenta, por ser uma solução Open Source e por ser considerado o CMS ideal para todos os usuários que queiram construir um blog ou site, com vários temas e plugins disponíveis (uns gratuitos, outros pagos), de grande qualidade.

Actualmente, o WordPress é a plataforma CMS mais utilizada em todo o mundo, liderando a lista com quase 19% dos sites existentes nas plataformas monitorizadas, de acordo com o gráfico disponibilizado pelo w3techs.com.

O objectivo do presente artigo passa por servir de guia para todos aqueles que estão a iniciar a criação do seu site, em WordPress, de seguirem os passos certos para uma construção sólida e eficaz do site, conseguindo retirar total partido de todas as opções que o WordPress oferece.

Juntámos, por isso, vários tutoriais WordPress, num só único artigo, para web designers, usuários inexperientes e outros usuários, organizados de ordem ascendente por nível (iniciado para avançado).

OS PRIMEIROS PASSOS

  • Começar com o WordPress

Este primeiro ponto é importante para quem nunca teve contacto com o WordPress. O tutorial mostra como instalar o WordPress, criar/editar/eliminar páginas e artigos, instalar/desinstalar temas, e plugins, e, adicionar/eliminar media, etc.

Tutorial: Começar com o WordPress

Consulte este link para saber as novidades da versão 3.5 da plataforma WordPress.

  • Cábula WordPress

A cábula WordPress é muito útil para os web designers e programadores, que ainda não tenham experiência e um à vontade razoáveis, na edição de código, podendo assim, consultar todos os pedaços de código (e saberem a que se destinam), bem como, dos ficheiros existentes e para que servem. Simples e muito útil. Consulte aqui a cábula WordPress ou clique na imagem abaixo.

  • Menus WordPress

Após a primeira instalação do WordPress o menu não é imediatamente assumido pelo tema, nem tão pouco utiliza o sistema de menu automático, tendo de ser o próprio usuário a defini-lo no back office do WordPress. Este tutorial mostra os básicos do sistema de menu e como usá-lo no site.

Tutorial: Menus WordPress

  • Shortcodes WordPress

Os shortcodes WordPress tornaram-se como uma das mais úteis funcionalidades existentes na plataforma. Introduzidos na versão 2.5 do WordPress, os shortcodes permitem que seja utilizado um trecho de código no local que o usuário pretender (artigo, página, widget e até mesmo, em zonas por preencher do site). Neste ponto é fornecido um guia completo para introdução aos shortcodes WordPress.

Tutorial: Shortcodes WordPress – Guia Completo

No entanto, os shortcodes podem ser utilizados para outras funções que não estejam relacionadas directamente com o código WordPress. No tutorial abaixo é lhe mostrado como dominar um pouco a matéria dos shortcodes para outras funções.

Tutorial: Shortcodes WordPress

  • Aprender WordPress Em 7 Dias

Este tutorial disponibilizado, foi escrito e preparado, com o objectivo de proporcionar a todos os iniciantes do WordPress uma aprendizagem fácil e directa do WordPress (no entanto, o tempo de aprendizagem está sempre relacionado com a capacidade de aprendizagem que cada pessoa tem. Não há problema algum se levar duas ou três semanas a compreender como funciona o WordPress, o importante nesta fase não é saber, mas sim, entender como funciona esta plataforma, o saber é ganho com a prática).

Guia/Tutorial: Aprender WordPress Em 7 Dias

  • Dominar O Visual Editor

O Visual Editor é a funcionalidade que permite a edição/criação de páginas e artigos, em dois modos: Visual ou HTML. O tutorial mostra como utilizar as opções existentes no Visual Editor.

Tutorial: Dominar O Visual Editor

  • Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes

É sempre normal, quando se é iniciante, a procura por informação que permita saber um pouco mais, no entanto, existem conselhos dados pelos mais experientes (que também já passaram pela fase de iniciação), que poderão ser úteis e que, muitas vezes, se revelam fundamentais. Foi com este pensamento que Siobhan McKeown perguntou a vários usuários da comunidade WordPress que conselho(s), dariam a todos aqueles que estão a iniciar a sua experiência no WordPress, e, resolveu escrever um artigo a apresentar as ideias que cada um exprimiu, onde se destacam três pontos: aprender, construir e partilhar.

Artigo: Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes

OPTIMIZAR DESIGN DO SITE

  • Escolher Design Apelativo Para Sites WordPress

O design (aparência do site), é essencial nos dias de hoje para promoção de um site. Existem práticas e técnicas de posicionamento de conteúdo e combinação de cores que podem tornar um site muito mais apelativo, e como consequência, obter mais visitantes, tendo em mente, que a primeira avaliação (feita por novos visitantes), estabelece-se pela aparência do site.

Em baixo seguem três links nos quais é possível encontrar vários temas para o WordPress:

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Themeforest WordPress;
    2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WooThemes;
    3. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Directório de Temas WordPress (estes temas são facilmente acedidos pelo back office do WordPress).
  • Desenvolvimento De Widgets

O desenvolvimento de um widget e de um plugin para WordPress é um procedimento exactamente igual, no entanto, o objectivo dos mesmos diferencia um pouco. Um plugin tem o objectivo de executar uma função por forma a optimizar o site não sendo visto pelo visitante (por exemplo, plugins de SEO). O widget já é uma forma de adicionar certas funcionalidades, normalmente ao footer e sidebar, que são vísiveis pelos visitantes (por exemplo. calendário, formulários de contacto, …). O widget poderá reunir num só único ficheiro todo o código necessário para a sua execução enquanto que um plugin poderá ter mais do que um ficheiro associado para a sua execução.

Neste tutorial é mostrado como desenvolver um widget para o seu site WordPress. Desta forma poderá vir a desenvolver outros widgets com outras funcionalidades.

Tutorial: Desenvolvimento De Widgets

  • Destaque De Artigos

Esta é uma dica essencial num site: destacar artigos no topo da página. Desta forma, o usuário alerta os visitantes para a existência de artigos que são considerados importantes no site (é também uma forma de obter mais visualizações para esses artigos).

Actualmente, quase todos os sites (dependendo também do tipo de tema), reservam sempre uma parte da página incial para destacar os últimos artigos, sendo que para as restantes páginas do site pode ser utilizado um widget, tanto no footer como na barra lateral para o mesmo efeito.

No entanto, pode acontecer o tema não trazer a funcionalidade, de destaque de artigos, implementada, que não indica que não se consiga destacar os artigos no site. O presente tutorial ensina como destacar artigos no topo da página inicial manualmente.

Tutorial: Destaque De Artigos

  • Escolher Um Esquema De Cores Para O Site

Este é um ponto muitas vezes díficil de resolver: encontrar o esquema de cores ideal para o site. Tendo em consideração o seu conteúdo, a imagem de fundo que irá ser utilizada, a disposição do conteúdo do site, entre outras coisas mais, é essencial que se escolha um esquema de cores que se identifique com o site (tema), e que consiga destacar todos os elementos de um site.

Neste ponto iremos listar dois tutoriais, os quais têm o objectivo de explicar como escolher um esquema de cores para um site segundo o tema do mesmo.

Tutorial: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site
Tutorial II: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site II

  • Formato dos Artigos

A funcionalidade Format Posts foi introduzida na versão 3.1 da plataforma WordPress. Esta funcionalidade permite definir o layout dos artigos publicados. Qual o objectivo? Muitos artigos são imagens, outros vídeos, outros texto e imagem, outros só texto, ou seja, a funcionalidade Format Posts permite definir um layout diferente para cada tipo de artigo. Muitos temas já trazem um leque de opções de formato para os artigos, mas, estes formatos podem ser editados e até redesenhados, totalmente.

O tutorial mostra como definir um novo estilo para os Format Posts, bem como, o fluxo para definir qual o tipo de formato a aplicar.

Tutorial: Formato dos Artigos

  • Personalizar Tipos de Artigo

O mecanismo custom post type (introduzido na versão 1.5 da plataforma WordPress), permite a criação de uma grande variedade de conteúdo.

O presente guia tem o objectivo de mostrar, e explicar, todas as opções que esta funcionalidade oferece.

Guia/Tutorial: Personalizar Tipos de Artigo

ADICIONAR IMAGENS AO SITE

  • Adicionar Imagem de Perfil

Adicionar uma imagem de perfil é sempre importante na medida que proporciona aos visitantes o conhecimento facial de determinado autor. Existem “mil e uma maneiras” de se adicionar uma imagem ao(s) respectivo(s) autores. Actualmente existem plugins que adicionam o código necessário e basta ao usuário, apenas, fazer o upload da imagem. No entanto, também é possível adicionar uma imagem de autor manualmente.

No tutorial que se segue é mostrado como adicionar uma imagem de autor manualmente. Também é explicado de forma resumida como instalar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil.

Tutorial: Adicionar Imagem de Perfil

Em baixo deixamos o link do directório de plugins WordPress, para o usuário procurar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil:

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">directório de plugins WordPress.
  • Criar Tamanhos de Imagens Adicionais

Os tamanhos por defeito do WordPress (Full Size, Medium, Large, Thumnail), muitas vezes não vão ao encontro daquilo que o usuário perspectivou para a imagem, sendo obrigado a editá-la para ver realizada a sua ideia.

O presente tutorial ensina como adicionar novos tamanhos de imagem adicionais, permitindo que o usuário possa ajustar o tamanho das imagens de acordo com as suas necessidades sem que para isso edite a imagem original. No entanto, existem plugins que permitem adicionar automaticamente novos tamanhos para as imagens.

Tutorial: Criar Tamanhos de Imagens Adicionais

  • Criar Galeria de Fotos

Actualmente, as galerias são bastante utilizadas pelos usuários na disposição de dezenas de imagens. O objectivo de uma galeria passa por proporcionar aos usuários uma estrutura dinâmica (e apelativa), que organize, apresente e identifique as imagens respectivas da galeria. Melhor que tudo é o facto de esta estrutura ser criada num espaço reduzido, dispondo uma grande quantidade de imagens.

As galerias podem ser criadas manualmente, ou, através de plugins para WordPress (uns pagos, outros grátis).

Os seguintes tutoriais mostram como criar uma galeria de fotos manualmente. O primeiro explica de uma forma simples e é destinado aos usuários que tenham a versão 3.5 do WordPress. Já o segundo tutorial mostra através de código como criar de raiz uma galeria de fotos.

Tutorial: Criar Galeria de Fotos
Tutorial II: Criar Galeria de Fotos II

No entanto, existem plugins já pré-feitos que facilitam e muito o trabalho a ter para a criação de uma galeria, ainda por mais, quando alguns dos plugins garantem uma qualidade da galeria 100% apelativa,e, com efeito lightbox aplicado. Deixamos em baixo 2 links, nos quais se pode encontrar plugins com qualidade assegurada.

    1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">directório de plugins WordPress;
    2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">65 Plugins WordPress Para Criação de Galerias
  • Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens

Facto muito ignorado por muitos administradores de sites (que não dão muita importância às imagens), mas, as imagens são uma peça fundamental dos sites e muitas vezes as práticas utilizadas na inserção de imagens não é a mais correcta. O tutorial deste ponto tem o objectivo de ensinar boas práticas de gestão de imagens para WordPress (no entanto, o mesmo pode ser aplicado para outros CMS).

Tutorial: Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens

  • Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens

Muitas vezes os tamanhos das imagens são enormes ultrapassando a largura máxima do espaço do artigo. É preciso redimensionar o tamanho da imagem para que esta possa ser adicionada de forma apelativa ao site.

O tutorial mostra como conseguir redimensionar imagens a partir do WordPress, utilizando o auto-scale e o crop, entre outras opções.

Tutorial: Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens

DESENVOLVER TEMAS WORDPRESS

  • Desenvolvimento de Temas WordPress

Com a prática vem a experiência e o desejo de se criar algo próprio. É muito mais fácil comprar ou optar por um tema já pré-feito que provavelmente se mudaria nalgum aspecto. Logo, porque não criar um site pelos nossos próprios meios uma vez que é possível?

Actualmente, criar um site em WordPress é muito mais fácil que antigamente, mas – porque há sempre um mas – é preciso ter algum conhecimento, claro. Devido à imensa utilização da plataforma WordPress, novas formas de criação vão sendo reveladas e é agora mais fácil através de CSS frameworks, desenvolvidas para o efeito, criar sites de raiz e o mais importante de tudo, responsive (termo utilizado em web design para definir um tema que consegue adaptar-se a várias plataformas de acesso).

Página de tutoriais: Desenvolvimento de Temas WordPress

  • Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas

“Nunca é demais saber”. Esta é uma máxima por muitos utilizada (principalmente pelos mais velhos e experientes), que defendem que mesmo que se consiga, por mérito próprio, obter um resultado, é sempre importante ouvir novos truques, dicas e conselhos de outros profissionais (sejam eles velhos, novos, com mais experiência ou não), que actuam na mesma área, até para perceber como são as suas técnicas de trabalho, pois, existe sempre alguma coisa a reter.

Mais uma vez, Siobhan McKeown, reuniu num artigo algumas sugestões, dicas, truques, conselhos e técnicas dos melhores designers e programadores, proporcionando assim que os menos experientes, bem como os mais experientes, possam aperfeiçoar e melhorar as suas técnicas de desenvolvimento.

Artigo: Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas

INTEGRAR REDES SOCIAIS NO SITE

  • Integrar Redes Sociais

As redes sociais têm grande impacto na divulgação dos sites. A sua utilização e integração nos sites é uma “obrigação” que todos os administradores de sites devem ter em conta. Ainda por mais agora que a utilização das redes sociais em sites WordPress, está à distância de uma instalação, bastando, depois de instalado o plugin, a sua configuração correcta.

No artigo em baixo poderá encontrar 50 plugins para adicionar links para as redes sociais, no seu site WordPress.

Artigo: Integrar Redes Sociais

  • Integrar Sistema de Newsletter

O sistema de newsletter é bastante útil e prático porque proporciona aos visitantes do website a constante actualização de novas informações, eventos, campanhas, comunicados, etc.

Em baixo listamos alguns artigos que apresentam soluções (grátis e pagas), para implementar sistema de newsletter:

  1. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">plugins WordPress para criação de sistema de newsletter;
  2. http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">plugins WordPress para criação de sistema de newsletter II.

EDITAR SITE WORDPRESS

  • Editar Área de Administração do WordPress

A área de administração do WordPress permite ao usuário acesso às ferramentas da plataforma para criar páginas, criar artigos, instalar temas e plugins, entre outras funcionalidades. No entanto, a área de administração pode ser editada à imagem do administrador, à imagem de uma empresa, etc. O WordPress não permite apenas gerir apenas o conteúdo do site mas sim proporcionar uma plataforma profissional que permita a sua edição à imagem de quem está à frente da administração/desenvolvimento do site.

Tutorial: Editar Área de Administração do WordPress

Disponibilizamos, ainda, um link com vários plugins, WordPress, para edição da zona de administração do site: plugins para edição da zona de administração (note que poderão existir outros plugins que servem para o mesmo efeito).

  • Criar Custom Post Type

Custom Post Type é a funcionalidade, implementada na versão 3 do WordPress, que permite que o usuário consiga criar diferentes custom post types para o seu site WordPress.

Os dois tutoriais explicam, e mostram, como criar os próprios custom post types para WordPress.

Tutorial: Criar Custom Post Type
Tutorial II: Criar Custom Post Type II

  • Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google

A plataforma WordPress tem uma função de procura bastante acessível, simples, rápida e efectiva (que divide muitas opiniões entre os usuários WordPress), que poderá ser substituida por outra qualquer. Neste tutorial, é mostrado como adicionar e substituir o motor de busca por defeito, do WordPress, por um motor de busca personalizado da Google.

Tutorial: Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google

  • Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins

É possível, e bastante simples e prático, a adição de ícones ao menu sem se precisar de instalar qualquer plugin. No entanto, existem plugins que permitem adicionar ícones ao menu de forma simples e prática.

O presente tutorial mostra como adicionar ícones ao menu sem precisar de se instalar qualquer plugin.

Tutorial: Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins

  • Desenvolver Site Para Vários Idiomas

É actualmente uma obrigação um site ter suporte para mais do que um idioma. No mínimo das hipóteses, muitos administradores, não querendo adicionar uma quantidade enorme de idiomas, optam por ter o idioma do país de origem e o idioma inglês. Em outros casos optam por disponibilizar os idiomas nos países onde o site tem bastante visibilidade. Quantos idiomas o site suporta não é importante, importante é que qualquer visitante consiga ter acesso ao conteúdo do site sem problemas.

O tutorial abaixo mostra como desenvolver um site multi-idioma para WordPress.

Tutorial: Desenvolver Site Para Vários Idiomas

Neste link poderá consultar os 10 melhores plugins WordPress para tradução.

  • Funcionalidade Theme Customizer

Com a versão 3.4 do WordPress, foi lançada uma nova funcionalidade de edição dos temas para WordPress. A funcionalidade chama-se Theme Customizer e permite que o usuário edite/ajuste as configurações dos elementos do site: cores, fontes, texto, etc.

No tutorial disponibilizado mostra como editar o tema através desta nova funcionalidade, utilizando a interface WYSIWYG (What You See Is What You Get). No entanto, o tema poderá ser editado (mais detalhadamente), directamente através dos ficheiros CSS do tema.

Tutorial: Funcionalidade Theme Customizer

UTILIZAÇÃO DE PLUGINS

  • Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress

Na criação do primeiro site WordPress é essencial saber quais os plugins que são essenciais para uma melhor performance, uma melhor segurança e um maior reconhecimento do site.

No dois artigos disponibilizados neste ponto, cada um apresenta 5 plugins “obrigatórios” a utilizar na criação do primeiro site WordPress. Um foca mais a parte da segurança do site como backups, sistema anti-hacker, sistema anti-spam. Já o outro foca mais a vertente de desempenho e reconhecimento do site.

Artigo: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress
Artigo II: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress II

  • Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress

Os plugins permitem que sejam adicionadas partes de código adicional ao site, com uma função específica, a qual, varia de plugin para plugin. Os plugins permitem um maior controlo e flexibilidade sobre o site, ou seja, ao ser desenvolvido um plugin próprio não só existe um conhecimento profundo do objectivo do mesmo, como também, da forma como o mesmo está desenvolvido.

No presente tutorial é mostrado como desenvolver um plugin próprio. Claro, que depois é preciso algum conhecimento a nível de PHP, para a criação de plugins com outras rotinas.

Tutorial: Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress

  • Exigir/Recomendar Plugins WordPress

Existem casos de temas e plugins, WordPress, em que a sua correcta utilização depende da instalação de outros plugins. Foi criado um sistema de recomendação/exigência da instalação de plugins adicionais, ou seja, basicamente é um repositório de plugins onde se define quais os plugins que devem ser recomendados e/ou exigidos para o correcto funcionamento do tema e/ou plugin.

Os tutoriais mostram como criar o repositório de plugins e proporcionar aos usuários da plataforma WordPress a sua instalação e activação.

NOTA: o primeiro tutorial além de mostrar os passos a realizar para criar o repositório, tem, ainda, algumas explicações mais detalhadas das opções de configuração.

Tutorial: Exigir/Recomendar Plugins WordPress
Tutorial II: Exigir/Recomendar Plugins WordPress II

  • Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável

O presente tutorial tem o objectivo de mostrar como criar um plugin de conteúdo incorporável, para partilhar o conteúdo de um site WordPress com outros sites.

Tutorial: Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável

SEGURANÇA

  • Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS

Actualmente o WordPress é dos CMS mais seguros, e, mais utilizados (mais de 70 milhões de utilizadores), que existem, no entanto, nenhuma plataforma é 100% anti-hacker, e por isso, algumas precauções têm de ser tomadas. Uma vez tomadas as precauções necessárias, é díficil um site WordPress ser atacado, excepto nas seguintes circunstâncias: ou estão desactualizados, ou têm plugins e/ou temas construídos por terceiros, sem o reconhecimento do WordPress, ou, que já não sejam suportados.

O presente tutorial mostra como proteger um site WordPress através de um ficheiro .htaccess, que deve ser sempre uma das primeiras precauções a ser tomada.

Tutorial: Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS

  • Malware Comum

Existem milhares de ataques por dia a x sites, e muitas vezes, os usuários nem sequer dão conta desse facto: por falta de experência, ou, por falta de algum conhecimento na área. É importante sempre, especialmente quando se trabalha com servidores, saber um pouco mais como tal funciona e todas as formas de segurança. Não é preciso saber tudo de trás para a frente, mas, o básico, de forma a que se houver algum malware, cada usuário possa tomar as devidas medidas.

Os presentes tutoriais explicam quais são os tipos de malware que mais afectam um site WordPress, bem como, prevenir a sua expansão e a correcta forma de agir perante um ataque de malware.

Tutorial: Malware Comum
Tutorial II: Malware Comum II

Consulte o artigo Top 5 Plugins WordPress de Segurança para ficar a conhecer 5 plugins que darão uma maior segurança ao seu site WordPress.

SEO (Search Engine Optimization)

  • Guia Completo Sobre SEO Para WordPress

Este é um ponto bastante importante, o qual deve ser muito bem estudado e percebido, pois, provavelmente, é a chave de sucesso de um site, seja ele na plataforma WordPress, ou não. É preciso neste ponto, aprender com os melhores e não só, esgotar todos os tutoriais possíveis acerca do tema e testar várias formas de SEO antes de se colocarem definitivamente em prática.

O presente guia é o mais completo que existe na internet. Tem o objectivo de explicar como funciona o SEO e o que é possível fazer com o site WordPress para que este obtenha altas cotações no ranking de sites.

Guia: Guia Completo Sobre SEO Para WordPress

Deixamos ainda alguns dos melhores plugins WordPress para SEO: Top 5 Plugins WordPress Para SEO.

HABILIDADES AVANÇADAS

  • Loops

A WordPress Codex (criadores dos loops), define os loops como:

“The Loop is used by WordPress to display each of your posts. Using the Loop, WordPress processes each of the posts to be displayed on the current page and formats them according to how they match specified criteria within the Loop tags. Any HTML or PHP code placed in the Loop will be repeated on each post.”

Ou seja, basicamente se não existissem os loops em WordPress não haveria conteúdo dinâmico na plataforma. O presente tutorial mostra o que são loops, o que fazem e como usá-los.

Tutorial: Loops

  • Meta Boxes

O que são Meta Boxes? Pode-se definir meta box como uma secção personalizável adicionada a uma página de criação de um artigo ou de uma página. Podem ser adicionados todos os elmentos possíveis à meta box, desde radio buttons, checkboxes, textarea, entre outros elementos.

O tutorial mostra como adicionar metadata a um artigo através da criação de meta boxes.

Tutorial: Meta Boxes

  • Imagens Responsive

As imagens responsive são bastante importantes na medida que facilmente se adaptam a diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos. O presente tutorial mostra como tornar as imagens de um site WordPress ajustáveis para diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos.

Tutorial: Imagens Responsive

  • Dispor Widgets Através de Shortcodes

Os widgets são fundamentais e bastante úteis. É possível através de um shortcode dispor um widget no local que o usuário pretender, sem grandes complicações.

Tutorial: Dispor Widgets Através de Shortcodes

  • WP_Query

A classe WP_Query é uma das partes de código mais utilizada e importante da base de código do WordPress. É responsável por várias funções, das quais se destaca, a consulta de dados de uma forma segura, simples e modular.

Tutorial: WP_Query

RECOMENDAÇÕES

  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WP Beginner é um site com mais de 200 tutoriais (passo-a-passo);
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Tutorials WordPress é um canal do Youtube que tem centenas de tutoriais WordPress em vídeo. Uma ótima forma de aprender WordPress;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Manual de utilização do WordPress é óptimo para qualquer usuário entender os processos básicos do WordPress.
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Site Para Empresas disponibiliza mais de 150 tutoriais WordPress;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WP Tuts+ é um site dedicado apenas à plataforma WordPress. Neste site encontra informação de como utilizar o WordPress, desenvolver plugins, widgets, temas, etc;
  • http:/www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">WordPress Codex.

CONCLUSÃO

Resumindo e concluindo, será a plataforma WordPress a escolha certa para si? Só você o poderá saber. O WordPress é um dos melhores e mais utilizados CMS, actualmente (oferece milhares de soluções pagas e gratuitas), existindo outros também no mesmo nível do WordPress, cada um com os seus prós e contras. No entanto, o essencial é o usuário sentir-se à vontade com a interface do CMS que optar, e só experimentando, é que se encontra a ferramenta ideal.

NOTA: não deixe de consultar os seguintes endereços, onde poderá encontrar soluções e esclarecer quaisquer dúvidas existenciais:

fonte: http://www.webmaster.pt/

value1

22 Plugins WordPress Para Conteúdo Pago Para Membros

Há cada vez mais blogueiros a colocar produtos e serviços “premium” no site de forma a ganhar dinheiro. Felizmente, existem plugins para o WordPress que gerem os conteúdos pagos: compra, pagamento, gestão de acesso, que permitem poupar horas de trabalho.

 

São ferramentas que permitem dividir o seu blog em duas partes:

  • http://www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Conteúdo Grátis – o acesso é livre a todos os visitantes
  • http://www.webmaster.pt/wp-content/themes/comfy/styles/default/img/pngo.png);">Conteúdo Premium – o acesso é restrito aos visitantes que subscreverem a newsletter ou pagarem o preço respetivo

Vamos apresentar algumas destas soluções.

22 Plugins WordPress Para Sites Com Conteúdo Pago Para Membros

Digital Access Pass

  Um plugin bastante utilizado para estes recursos, em mais de 38mil Websites. Tem como funcionalidades: programação de e-mails automáticos, ou publicação de conteúdo (ou pedaços deste), sistema de compras por Paypal incluído, programação de preços, … Preço: Desde $167 dólares

 

MemberPress

Plugin que se destaca pela sua facilidade de configuração, dando as possibilidades de gerir, criar ou analisar as subscrições de membros no seu site, como garantir/negar acesso a categorias, páginas, artigos, tags ou conteúdo digital.

Preço: $99 dólares/ano.

WPMU DEV

O site WPMU Dev comercializa diversos plugins, ou temas para WordPress. O seu plugin membership é bastante utilizado e tem como argumentos a fácil gestão dos conteúdos para os membros que subscrevem o seu site. Compatibilidade total com o WordPress Multisite. Também em versão gratuita.

Preço: Desde $9 dólares/mês || Versão gratuita

WishList Member

O PluginWishList congratula-se como extremamente fácil, bastando “fazer download, unzip e instalar” no WordPress e em minutos está tudo pronto para os seus clientes.

Preço: $97 dólares

s2Member

S2Member é uma framework gratuita para subscrição de membros. São disponibilizados depois diversos pacotes e plugins que lhes atribuem características adicionais como métodos de pagamento e subscrição e scripts mais avançados.

Preço: Gratuito ou mais $69 para suporte e funções adicionais.

Restrict Content Pro

Uma solução completa, que se destaca também pela sua fácil utilização e configuração, integração com diversos métodos de pagamento ou criação de códigos de desconto. Tem depois diversas extensões alternativas para o seu plugin de forma gratuita.

Preço: Desde $42 dólares

Magic Members

Plugin premium com diversos modos de pagamento, integração com vários scripts de resposta automática, pay-per-post ou suporte multi-linguagem.

Preço: Desde $97 dólares

 

Paid Memberships Pro

Um Plugin free (em GLP) bastante robusto e pensado na otimização de motores de busca após configuração. Tem ainda uma versão Pro com funcionalidades mais avançadas como

Preço: Gratuito ou $97 dólares.

 

MemberWing

members_memberwing

Um plugin otimizado especialmente para SEO, possibilitando as “amostras” dos seus artigos premium de forma fácil.A sua versão gratuita tem diversos Ad’s e limitada a 10 membros. As restantes funcionalidades são as mesmas que a versão Pro, pelo que deve ser testada como exemplo das suas capacidades.

Preço: Gratuito || $200 dólares ou $40/ano.

 

Wp-Member

Plugin para a gestão dos seus membros quase totalmente automático e fácil de utilizar.

Preço: Desde $47 dólares

 

eMember

Um plugin bastante leve que oferece as funcionalidades essenciais procuradas neste tipo de soluções. Permite ainda a sua extensão via add-ons.

Preço: $50 dólares

 

YourMembers

Um plugin de criação britânica cujas funcionalidades em destaque são os vários meios de pagamento suportado, fácil gestão dos seus membros, gestão de emails automáticos ou protecção aos seus conteúdos e dados fornecidos pelos clientes.

Preço: Desde 66£ libras/ $100 dólares

 

WP Member Champ

Plugin focado no marketing por e-mail e Paypal, além das funções habituais já aqui demonstradas.

Preço: $97 dólares

 

Premise

Plugin que é também uma boa solução para vender os seus produtos online. Com one-time-payment e diversas funcionalidades que o põem ao nível de outras alternativas.

Preço: $165 dólares

 

MemberMouse

Plugin que reclama o seu focos no marketing. Os pacotes do seu produto são sustentáveis de acordo com o crescimento do seu negócio online e aumento de clientes.

Preço: Desde $20 dólares/mês.

aMember 

Solução bem profissional e completa, que consiste num script que pode ser adaptado a instalações WordPress.

Preço: $180 dólares

Nanacast

Script criado para entregar ao utilizador total controlo sobre os seus conteudos. Funciona também através de plugin portado para o WordPress.

Preço: $97 dólares/mês

Members by Justin Tadlock

Plugin já “antigo”, mas tido como uma grande referência para esta área. As suas capacidades não se comparam com a dos plugins de topo e premium, mas as opções principais estão lá marcadas.

Preço: Gratuito

WP Sales Automator

O WPSA é um plugin destacado pela quantidade sólida de opções por defeito, e pela sua acessibilidade. São ainda comercializados alguns addon para funcionalidades adicionais.

Preço: $10 dólares

 

WP Member Site

Outra solução acessível a qualquer negócio e bastante simples de utilizar.

Preço: $27 dólares

 

Suma

Plugin também acessível para adicionar este tipo de funcionalidades ao seu site.

Preço: Desde $30 dólares

iMember360

Outra solução baseada num script externo já bastante utilizado, o  Infusionsoft, que foi adaptada para o WordPress.

Preço: Desde $57 dólares

Muitas das características anunciadas são transversais a todos os serviços, como os níveis de membership ilimitados  ou as capacidades básicas que estes plugins são capazes de fazer. Grande parte destas soluções possuem versões free ou “períodos de teste”, além dos vídeos e guias que deve consultar antes de optar por uma solução.

fonte: http://www.webmaster.pt/

value1

52 Temas WordPress Responsive

wordpressPara muitos programadores e designers encontramo-nos na era do Responsive Web Design. Grande parte dos sites de top já incorporam este tipo de design. Podemos traduzir este “responsive” com algo não literal como “Web Design Adaptável“.

 

Qual a importância dum Website com um Interface Adaptável?

Antes, ao navegar no mesmo site com vários dispositivos, poderíamos estar sujeitos a um grande desconforto – o aparecimento da scrollbar horizontal – que dificultava a leitura e o usufruto do texto e das imagens. É com vista a isto que surgiu o Responsive Web Design.

O mesmo Website é adaptável a qualquer navegador / browser, formato (4:3, 16:9, etc..), resolução, ou dispositivo (Desktops, Tablets e Celulares / Telemóveis).

Nos temas WordPress que seguem, pode redimensionar a janela do seu navegador / browser para testar esta função. Dependendo do tema escolhido vai notar uma transformação parcial ou quase total da interface do Website.

Os temas incluídos com uma instalação WordPress, o Twenty Twelve e Twenty Eleven, já são temas responsive. Foi já criada também uma adaptação dos seus antecessores, oResponsive Twenty Ten.

Todas as soluções aqui colocadas são criações recentes e compatíveis com a ultima versão do WordPress (3.5.1 na data da publicação) o que significa que ainda são suportados. Note que grande parte das soluções mais atractivas e com mais funcionalidades são Premium, exigindo um pagamento desde $20 a $50 pela sua utilização e actualização ao longo de vários anos.

Irão também ser apresentadas soluções gratuitas, mas serão mais limitadas a nível de configurações e funcionalidades.

Mesmo que não pense comprar, pode sempre retirar algumas ideias dos temas Premium e pagos.

Responsive

 Para começar um dos temas Featured da própria plataforma WordPress. O “Responsive” é segundo o Website WordPress um dos templates mais utilizados, gratuito, configurável e bastante flexível. Caso deseje investir nesta solução ela tem ainda uma versão Pro que lhe dá uma maior quantidade de opções.

 

BigBang

Um Template que inclui diversos formatados e opções de personalização, extensível desde ao próprio Website/Página Inicial como a cada Blog Post, formulários ou galerias de imagem. Inclui também plugins de slider ou destinados à incorporação das redes sociais,

 

Thoughts

Com um design liso e limpo, construído um pouco “largo”, é uma excelente solução gratuita. Recorrendo em grande parte das imagens, pode ser utilizador para blogs ou entidades.

 

Core Minimalistic Photography Portfolio

Este Template destaca-se pelo seu destinatário mais especifico, fotógrafos ou designers que desejam apresentar o seu portefolio através do Website e slider incorporado.

 

Daisho

Assemelha-se ao anterior pelo seu objectivo mais restrito, contundo, apresentado uma maior interactividade e interface “mais amigável” e sujeita a criatividade. Como alternativa tem ainda uma skin diferente, com um slider e interface mais habitual

Avada

Auto-intitulado “o mais completo e confiável Tema multi-uso para WordPress” é um Template mais rico, que inclui diversos plugins também eles Premium, nomeadamente sliders, diferentes interfaces escuras e claras, personalização de cores totalmente ilimitada, 5 soluções de Headers incluídas  e um painel – através do próprio WordPress – para configuração sem limites do Template.

 

 

Karma

Com uma interface mais limpa e simples, mas recheado de grandes opções de personalização, desde slider’s 3D, a 20 layouts de pagina e variações de cor . É também compatível com WooComerce.

 

 

LiquidFolio

Neste Template são criados diversos “pedaços” de conteúdo  nomeadamente imagens com texto longo ou curto. A partir daqui a interface responsive adapta cada um destes “pedaços” ao dispositivo de saída utilizado, resultando numa grande flexibilidade de conteúdo. O template pode ser totalmente e facilmente personalizado quanto ao tamanho ou cores do conteúdo do website.

 

MayaShop

Uma solução destinada a lojas online através da sua integração como WooComerce. Inclui 8 sliders pré-configurados (alguns premium), infinitas opções de Layout e skins (inclui uma opção para Websites destinados a empresas/instituições sem loja online).

 

Modernize

De facto moderno, um tema extremamente flexível para qualquer tipo de Website. As suas características são quase infinitas através do módulo drag-and-drop Page Builder, que irá permitir uma descoberta profunda sem limites do Template. Inclui também WooCommerce para efeitos de loja.

 

One Touch

Destinado a empresas ou pessoais, ou blogs de entretenimento é um tema com uma estrutura polivalente. 3 diferentes layouts base: Corporate, Magazine e Classic. Inclui um plugin Drag Drop Page Builder, e WooCommerce caso necessário.

 

Novelti

Solução criativa indica a sites de noticias/blogs, tema composto por diferentes cores – um pouco à imagem da interface Metro – , e com outra funcionalidades, classificação dos artigos pelos visitantes, também um fácil Page Builder, e administração de Anúncios publicitários para o o seu blog.

DesignFolio

 Adequado para construção e apresentação de trabalhos / portefólio. É provavelmente dos temas gratuitos mais “agradáveis”. Adicionalmente possui uma versão pro que lhe entrega bastante diversas  personalizações adicionais.

 

RT-Theme17

Com opções de personalização sempre por explorar, é uma solução bastante completa adequada para qualquer tipo de website. Apresenta um conjunto de ferramentas específico para cada personalização : background, posts, Template Builder, 5 slider’s diferentes.

 

Sirens

  Com Slider’s 3D e 2D, diferentes módulos para fácil construção e personalização do Tema, apresenta uma interface criativa e moderna com 7 Headersà escolha. Tem ainda um plugin “Live Chat” para que comunique com os seus visitantes em tempo-real. Compatível com WooCommerce.

 

Sterling

Sterling é uma solução sólida para Websites profissionais. Inclui diversos sliders (2 deles 3D e premium), 18 Templates diferentes e outras opções de personalização bastante vastas. Tem ainda suporte a WooCommerce.

 

Ying & Yang

Com uma interface simples e minimalista  assente num jogo de cores preto-branco por defeito, este Tema tem a vantagem da sua fácil e rápida configuração. Adequado para Websites destinados a apresentar um portefólio de trabalhos/imagens criados.

 

 

Gridly

É um Tema mais limitado e minimalista, mas que apresenta como factores interessantes o facto de ser gratuito. Adequa-se à construção de portefólios  onde webdesigner ou fotógrafos possam apresentar os seus trabalho de forma interessante para o visitante.

 

ViewPort

Novamente uma solução robusta para sites de noticias ou blogs, com direito a muita interactividade e opções de configuração, 3 templates de página principal e suporte optimizado para galerias de imagem, áudio ou vídeo.

 

 

Siren

Outra solução interessante e gratuita, facilmente utilizável para blogs ou portefólio que entrega grande destaque às imagens escolhidas, através dos próprios artigos e do completo slider que inclui.

 

 

Pinboard

Baseado na ferramenta de produtividade Pinterest, este Template apresenta o mesmo estilo. Capaz com lidar com uma grande quantidade de informação, apresentando imagens, ou artigos.

 

Fusion

Segundo o designer este adequa-se a empresas no ramo da tecnologia, design… Inclui diversas opções para configuração desde sliders, a tabelas de preços, tabs de texto e ilimitada a nível de cores.

 

The One Pager

Nova solução dedicada a apresentar muita quantidade de informação numa única página de forma fácil rápida e flexível.

 

 

DW Focus

Idealizada para blogs e outros produtores de conteúdo, é ainda um tema responsive cheio de recursos como sliders ou espaços “reservados” a anúncios.

 

Full Frame

Desenhado a pensar no fotógrafos que aqui podem apresentar os seus trabalhos de uma forma única e flexível na ideologia de tudo na mesma página.

 

 

Immersion

Um Tema simples, elegantes e com vários recursos, templates para os posts, sliders/slideshows de ecrã inteiro,  dirigido a portefólio, páginas pessoais, de apresentação, etc..

 

Origin

  Com uma interface totalmente distinta de outras soluções, este tema oferece diversas opções para configuração dos seus menus. Indicado para Imagens/Portfólios.

 

 

Doover

Com uma interface amigável e extremamente fácil de configurar,  este tema foi criado a pensar no SEO e “para aqueles que não desejam perder muito tempo na construção do seu site”.

 

Volumes

Um tema criado para os produtores de conteúdo ou agência/freelancer’s de design.

 

Attitude

Um tema com versão gratuita (mais limitada) e versão PRO (repleta de recursos adicionais), não é um tema muito complexo ou revolucionário em interface, ou repleto de recursos, mas apresenta os seus argumentos sólidos como o típico slider ou possibilidade de utilização de diferentes cores e templates. A versão pro no entanto já apresenta diferentes tipos de fontes utilizáveis, um slider premium, possibilidade de criação fácil de galerias de imagem ou templates adicionais.

 

Lucid

 

Dirigido a produtores de conteúdo, lucidé um tema simples e interactivo, capaz de mostrar diversa informação num curto espaço do website. Personalizável a nível de Templates e cores.

 

KingPower

Um tema completo, cheio de sliders e outros recursos como alteração da cor do template no próprio front-end pelo visitante, e utilização de um fácil Page builder. É ainda facilmente compatível com Woocommerce.

 

Kaleidoscope

 

Auto-intitulando-se “o melhor tema tudo em um”, sendo adequado para qualquer apresentação de imagem /portfolio, blogs/noticias, revistas, ou empresas, provando a sua vasta flexibilidade e personalização. Inclui ainda fontes, e conjuntos de cores customizados além de um drag-droppage builder.

 

Halsey

Com um design limpo, adequa-se a páginas de apresentação de empresas ou instituições. Destaca-se ainda pelos sliders premium incluídos ou o visual composer, editor do website em tempo real (WYSIWYG) .

 

CleanSpace

Com um interface “limpo”, é direccionado a empresas, ou portefólio  grandes possibilidades de personalização, com o GT3 Page Builder, com diferentes layouts para a página principal ou posts.

 

Salient

Uma solução que se destaca pelo seu slider “parallax”, com 8 layouts de página e 4 de posts, personalização em cores ilimitada. Segundo o seu designer este adequa-se a freelancers, fotógrafos ou designers.

 

Glamour

Desenhado para blogs/revistas, tem como características principais a sua interface em “múltiplas colunas” (o que facilita a sua função responsive), a sua personalização, os seus sliders e Lightbox incluídos e a sua pré-adaptação a sistemas como o Google Adsense.

 

Trim Theme

Com um design limpo tem como recursos a sua fácil personalização desde fontes aos fundos do background com as cores e texturas incluídas e o seu próprio slider com bastantes funcionalidades.

 

Flexible

Como o nome indicia este tema é bastante flexível quanto à sua personalização  pode ser usado para portfólios ou páginas de apresentação semelhantes dando um bom destaque à área onde são apresentados os seus trabalhos/imagens.

 

Boxline

Um tema perfeito para blogs pessoais, dá o maior do seu destaque aos posts criados, utilizando ao mesmo tempo uma interface moderna ainda que simples. Personalizável no que diz respeito a fontes e optimizado para SEO, como um blog deve ser, e ainda aplicação LightBox (para ampliação de imagens) incluída.

 

DeepFocus

Para empresas ou, em alternativa, galerias de imagem cimentando-se bastante num blog. Inclui um slider com um interface agradável bem como uma vasta personalização do tema.

 

 

Blox

Com um design que consegue ser ao mesmo tempo, limpo, colorido e interactivo quanto baste, o Blox demonstra toda a sua potencial criatividade. Aconselhado para produtores de multimédia e/ou designer.

 

Tetris

Com um design em várias colunas este tema gratuito facilmente adapta estes “pedaços” em vídeos, imagens ou conteúdo.

 

Resizable

Destinado a revistas, blogs ou noticias este tema destaca-se pela forma interessante com que é desenhado, nomeadamente na função responsive incorporada nos menus.

Unique & Responsive

Outro tema grátis que se adequa com facilidade a blogs ou apresentação de projectos, imprimindo através das sua dimensões um grande destaque às imagens e fotos escolhidas.

Flying News

Uma solução a pensar em blogs, noticias, ou revistas online. A sua interface colorida e rica em características adicionais deve entregar ao visitante uma experiencia tranquila e agradavel Apesar do aparente alvo comercial o FlyingNews traz ainda alguns aspectos interessantes como WooComerce e fácil gerenciamento de Ad’s incorporados.

 

Ribbon

Uma solução gratuita e ideal para blogs/noticias. Utilizando agradáveis jogos de cor, que são facilmente alterados.

AccentBox

Da mesma criação do anterior, diferencia-se pela sua palete de cores “mais secas” e com menos efeitos. Aparenta ser uma alternativa grátis bastante sólida ainda assim.

 

Mercurial

 

Este tema é outra solução one page only, onde uma quantidade de,informação quase infinita é apresentada numa única página. Este tipo de temas faz com que a capacidade de personalização seja reduzida, uma vez que não existem barras laterais, sliders, etc… Mas estas entregam de forma fácil e rápida um website complexocom bastante interactividade.

Book Lite

Um tema que ainda simples, apresenta um efeito de imagem engraçado ( simulando um efeito usado em HTML5). Pode ser usado em blogs aproveitando uma grande quantidade de conteúdo.

Nash

Uma solução totalmente diferente que se destaca pelo seu design – mais que responsive. É um Template ideal para quem não necessita de uma grande quantidade de páginas uma vez que estará tudo baseado na mesma página, possibilitando uma grande interacção com o utilizador, ou o típico scroll-down. A fácil estilização do tema permite uma adaptação perfeita a qualquer dispositivo tablet ou smartphone.

Verendus

Um tema premium bastante dinâmico  com grande personalização a nível de cores e formatos. Adequado para sites empresariais, com suporte alternativo para WooCommerce. Fácil de construir devido ao seu drag-and-drop builder.

fonte:  http://www.webmaster.pt/

value1

Adicionando campos personalizados no perfil de usuário WordPress

O perfil do usuário do WordPress é limitado e não permite que se crie nativamente campos personalizados, como por exemplo, um campo para o cadastro do Twitter ou Facebook.

 

Neste tutorial, vou mostrar como criar e exibir campos extras para o perfil do usuário. Para facilitar a demostração, vou explicar como criar um campo extra para o Twitter, tema muito procurado na blogosfera.

Adicionando Campos Personalizados

Abra o arquivo functions.php e adicione o seguinte código:

add_action( 'show_user_profile', 'my_show_extra_profile_fields' ); add_action( 'edit_user_profile', 'my_show_extra_profile_fields' );  function my_show_extra_profile_fields( $user ) { ?> 	<h3>Extra profile information</h3> 	<table> 	<tr> 	<th><label for="twitter">Twitter</label></th> 	<td> 	<input type="text" name="twitter" id="twitter" value=" <?php echo esc_attr( get_the_author_meta( 'twitter', $user->ID  ) ); ?>" /><br /> 	<span>Please enter your Twitter username.</span> 	</td> 	</tr> 	</table> <?php }  

Este código criará o campo extra chamado Twitter no formulário de perfil. Você pode acrescentar outros campos ou editar este código, traduzindo ou alterando o seu nome, mas lembre-se de utilizar um nome único para cada campo.

extra-fields
Campo Extra – Twitter

Salvando campos no banco de dados

Agora, para salvar o campo Twitter no banco de dados, basta acrescentar o código:

add_action( 'personal_options_update', 'my_save_extra _profile_fields' ); add_action( 'edit_user_profile_update', 'my_save_extra _profile_fields' );  function my_save_extra_profile_fields( $user_id ) {  	if ( !current_user_can( 'edit_user', $user_id ) ) 		return false;  	/* Copy and paste this line for additional fields.  Make sure to change 'twitter' to the field ID. */ 	update_usermeta( $user_id, 'twitter', $_POST['twitter'] ); } 

Para obter esses campos adicionais, O WordPress tem duas funções: the_author_meta () e get_the_author_meta (). O primeiro exibe as informações da meta, e este último retorna para o uso em PHP. Cada um leva dois parâmetros:

the_author_meta( $meta_key, $user_id ); 

no nosso caso, para chamar o campo Twitter, seria:

the_author_meta( 'twitter', $user_id ); 

Agora, use a sua criatividade e bons trabalhos.