Orkut uma sacada? Uma porta para a evolução da Internet? O que é o Orkut!!!

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social. Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio como outro qualquer, na programação visual do sítio (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut); por causa disso, utilizar a palavra "orkut" também é aceitável.

 

 

 

Cronologia

 

  • Janeiro de 2004: Foi criado o Orkut por Orkut Büyükkökten.
  • Abril de 2005: O Orkut ganha versão brasileira (em português).
  • Julho de 2005: O Orkut disponibiliza dez novas línguas: francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, coreano, holandês, russo e chinês (tradicional e simplificado).
  • Setembro de 2005: O Orkut é integrado ao sistema Google Accounts. Nele, cada usuário, para fazer o acesso, deve estar cadastrado como um usuário da rede Google.
  • Fevereiro de 2006: Após ser chamada ao palco pelo vocalista da banda irlandesa U2 Bono Vox e dele receber um "selinho", Katilce Miranda bateu recorde de recados no Orkut, recebendo cerca de 4 milhões de recados em apenas 11 dias e chegando a atingir uma média de 25 recados por segundo. O número só não ficou maior porque o perfil dela foi apagado.
  • Abril de 2006: É criado um mecanismo que permita saber, por parte do usuário, quem acessa ou quem tem o perfil acessado no site. No entanto, esse sistema pode ser desabilitado.

 

Comunidades

 

As pessoas podem entrar nas comunidades (as comunidades não possuem limite de participantes, mas você pode adicionar no máximo 1000 amigos), que podem funcionar como fóruns de interesses comuns. Por exemplo: se alguém gosta de futebol, pode-se entrar em uma comunidade com o nome Eu amo futebol. Outras pessoas podem participar dessa comunidade também e assim poderão discutir qualquer assunto, geralmente relacionados ao tema. Nas comunidades existem duas áreas de interação: o fórum e os eventos.

 

O fórum funciona por meio de tópicos. Uma pessoa elabora um assunto, com um título e um texto e permite que outros possam lê-lo e deixar alguma mensagem. É possível conversar no Orkut, porém não de forma instantânea.

 

Os eventos são explanações fixas, que normalmente comunicam algum acontecimento. Eles não podem ser respondidos. Na maioria dos casos, os eventos são utilizados para fazer spam do tipo "fique rico trabalhando em casa" ou "festa em tal bar".

 

Cada comunidade possui um moderador que pode autorizar ou não a entrada de um novo perfil, no caso da comunidade ser "fechada". Se ela for "aberta", qualquer um pode entrar. Quando algum perfil comete algum ato impróprio na comunidade, ele também pode ser banido pelo moderador temporariamente ou infinitamente. A grande maioria das comunidades não são moderadas, pois geralmente um só moderador não dá conta de tantos spams e tópicos que não renderão nada.

 

Nos bastidores

 

Os críticos afirmam que o orkut e sites similares (como o Universe da Mirabilis, fabricante do ICQ) têm o objetivo comercial aparente de encorajar o fornecimento de informações pessoais de seus usuários, facilitando o direcionamento de marketing.

 

Alguns dados estatísticos

 

  • O sistema possui atualmente mais de treze milhões e oitocentos mil (>13.800.000) de usuários cadastrados.
  • O Brasil é o país com o maior número de membros, superando inclusíve os EUA. Aproximadamente 72,81% dos usuários do sistema, quase nove milhões (~10.000.000), são brasileiros. Na verdade esse número não apresenta muita exatidão, já que muitos membros criam mais de um perfil por usuário, ou declaram residir em outros países, graças a um hoax pregando que se você declarasse ser dos EUA o sistema ficaria mais rápido (isso acabou sendo provado mentira, pois a alocação de banda é feita por endereço IP, e a lentidão no sistema acontecia somente em horários de pico) .
  • Os EUA são o segundo país com o maior número de membros, possuindo uma fatia de aproximadamente 10,80%, o que equivale a cerca de 1.400.000 usuários. De entre os EUA, o estado que mais participa é a Califórnia, com cerca de 22,94%, seguido por Nova Iorque com 9,46%.
  • As pessoas mais jovens têm mais interesse no orkut. Aproximadamente 54,74% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas.
  • Os interesses ao se cadastrar na rede são inúmeras, porém 83,75% estão participando para fazer novos e encontrar os velhos amigos.
  • Em média, a cada 35 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no orkut.

 

O sistema

 

Cada usuário do orkut possui uma conta e até três perfis (Social, Profissional e Pessoal). Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário, este convite passa por dois estágios, pois, só será convidado para o Orkut quem já dispor de uma conta de e-mail do Gmail, o e-mail da empresa GOOGLE que oferece ao usuário mais de 2gb de espaço e também só tem direito a ter quem é convidado por outro usuário. No perfil estão algumas características pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus "amigos" outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.

 

Alguns videos interessantes Rs...

 

Willian Fletcher - Personal Orkut Stylist