value1

GMail recupera contatos deletados

GMail recupera contatos deletados

GMail recupera contatos deletados, se você já passou por uma situação semelhante, deve saber o quanto pode ser difícil recuperar qualquer endereço deletado. O máximo que você poderia fazer seria tentar encontrar uma conversação ou emails antigos, em uma busca por pistas que possam lembrar o endereço daquele contato. Continue reading "GMail recupera contatos deletados"

value1

Contra espionagem, Google reforça criptografia do Gmail

Boa notícia para os amantes de segurança na internet: o Google anunciou na tarde de hoje que todos os emails do Gmail serão encriptados, isto é, receberão códigos que aumentam a privacidade dos usuários à medida que dificultam a espionagem.

As mensagens enviadas serão protegidas pela conexão HTTPS encriptada, independentemente do dispositivo utilizado para acessar o email, inclusive se a conexão acontecer via Wi-Fi público.

Segundo o anúncio no blog oficial, todas as mensagens, sem exceção viajarão internamente pelos servidores do Google. Assim, os e-mails ficarão seguros enquanto se "deslocam" entre você e o Gmail, mas também enquanto eles se locomovem pelos data centers do Google. "Foi algo que tornamos prioridade depois das revelações do ano passado [caso Snowden]", diz o post.

De acordo com o Google, o Gmail suporta HTTPS desde o dia de seu lançamento, e em 2010 o HTTPS se tornou o padrão para usabilidade do serviço. A medida acrescenta uma nova camada de segurança, diz a empresa.

Completando o anúncio, a empresa também ressalta que além da segurança, é importante que o serviço seja estável. No ano de 2013, o Gmail se manteve funcionando durante 99,978% do tempo, ou um total de duas horas em um ano inteiro.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br

value1

Gmail permitirá envio de emails para usuários do Google+

gmailO Google anunciou nesta quinta-feira, 9, uma novidade interessante para o Gmail, que permite que você envie uma mensagem diretamente para um contato do Google+, sem nem mesmo precisar de seu endereço de email. 

O recurso, que deve estar disponível para todos em alguns dias, possibilitará que, assim que você comece a digitar o nome da pessoa, o perfil dela no Google+ apareça. A mensagem seria encaminhada diretamente para a caixa de mensagens dela no Gmail.

Há algumas questões de privacidade quanto a isso, mas o Google diz que o usuário terá o controle de quem pode enviar emails para ele pela rede social. É possível selecionar quais círculos de amigos poderão ter acesso à nova ferramenta, limitando o número de pessoas que podem enviar mensagens sem o endereço eletrônico.

O Google diz que o envio de email para contatos no Google+ também aproveitará as novas categorias da caixa de entrada do Gmail. Se alguém que está nos seu círculos lhe envia uma mensagem, ela aparecerá na caixa principal; se uma pessoa que não está entre os seus contatos lhe envia algo, ela cairá na categoria Social, e só será possível continuar a conversa se você responder ou adicioná-la aos seus círculos.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br

value1

Gmail permite salvar anexos diretamente no Drive

gmailUsuários do Gmail podem transferir um arquivo anexado ao email diretamente para o Google Drive. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 12, pelo Google. Antes, o serviço já fazia o processo inverso ao permitir enviar arquivos do Drive como anexos de email.

 

No fim de cada email serão exibidas miniaturas de fotos, vídeos e outros documentos em geral. Ao clicar sobre a imagem, o arquivo é exibido em tela cheia, com a opção de salvar o conteúdo em uma pasta diretamente no Drive. É claro que a opção de baixar para o computador continua disponível.

O Google diz que a novidade já está disponível e será implantada aos poucos ao longo das próximas semanas para todos os 120 milhões de usuários do Drive.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Falha no Gtalk entregava mensagens para pessoas erradas

gtalkO Google Talk, ferramenta de mensagens instantâneas do Google, teve um problema sério na manhã desta quinta-feira, 26. O serviço começou a entregar mensagens para os contatos errados, ao ponto que pessoas fora da lista de contatos do usuário começaram a receber mensagens.

O fórum de suporte do Google teve reclamações de múltiplos usuários, preocupados com o problema, já que o envio da mensagem para pessoas erradas é um problema claro de privacidade, como reafirmam todos que passaram por isso.

O Google confirmou a falha e aparentemente já a corrigiu, como revela em comentário feito ao site The Verge. Na declaração, afirma que "identificou o problema, evitou que voltasse a acontecer e está trabalhando numa correção". 

Um representante da empresa também afirma que a empresa pede desculpas pelo acontecimento a todos os afetados.

Via The Verge 

value1

Gmail é o email favorito dos terroristas, diz ex-diretor da NSA e da CIA

gmailMichael Hayden, um ex-diretor da CIA e da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), saiu em defesa do programa PRISM, que libera acesso governamental a dados de clientes das grandes empresas de tecnologia do país. Segundo ele, "o Gmail é o serviço de internet favorito dos terroristas no mundo inteiro".

Ele fez o comentário durante um fórum na capital dos Estados Unidos, conforme relatado pelo Washington Post. Ele defendia a seção 702 do Foreign Surveillance Intelligence Act (FISA), legislação que embasa juridicamente o programa de espionagem americana.

Ele ainda defendeu o PRISM, afirmando que a internet é "essencialmente americana", e ainda ressaltou que, como a maior parte do tráfego da rede passa por servidores americanos, o governo dos Estados Unidos "deve 'fotografar' isso para fins de inteligência".

O Google preferiu não se manifestar sobre o assunto.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Governo da Índia deve proibir uso do Gmail por funcionários públicos

GmailO governo da Índia quer que todos os seus empregados deixem de usar serviços de e-mail com servidores norte-americanos, temendo que informações confidenciais do país caiam nas mãos dos EUA por meio de seus programas de espionagem.

 

De acordo com o Times of India, um oficial do Ministério de Comunicações e Tecnologia da Informação disse que o governo planeja distribuir uma notificação oficial para deixar as intenções claras.

"As informações de usuários indianos do Gmail residem em outros países, uma vez que seus servidores estão fora. Atualmente, estamos procurando hospedar isso no domínio do governo, em que há grandes quantidades de dados críticos", disse J Satyanarayana, secretário do ministério. 

Ao invés de usar produtos comerciais norte-americanos como Gmail, Yahoo!, Outlook.com, os servidores públicos indianos devem migrar para um serviço fornecido pelo Centro Nacional de Informática.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Google avisa: não espere ter privacidade no Gmail

gmailO Google se pronunciou e afirmou que as declarações da empresa foram mal-interpretadas pela imprensa. Saiba mais clicando aqui

Enquanto o mundo acompanha atônito as informações sobre como governos como o norte-americano vêm espionando a todos, um documento do Google revelado nesta semana deixa claro que uma das maiores empresas de internet nunca escondeu que anda observando as comunicações dos clientes.

 

O Google chega a afirmar que "uma pessoa não tem expectativa legítima de privacidade sobre a informação que ela voluntariamente repassa a terceiros" - no caso, empresas como Google, Facebook, Twitter etc.

As declarações vêm de uma moção apresentada em 13 julho pelos advogados da gigante de buscas durante processos judiciais sobre privacidade que correm no Vale do Silício, nos EUA. O texto, que veio à tona graças ao Consumer Watchdog, trata especificamente sobre o Gmail, mas dá pistas de como os direitos individuais são vistos pela companhia.

"Assim como o remetente de uma carta a um colega de trabalho não pode se surpreender se o assistente do destinatário abrir a carta, as pessoas que usam e-mail baseado na web, hoje, não podem ser surpreendidos se os seus e-mails forem processados pelo [provedor do] destinatário no curso da entrega", justifica o Google.

Em determinado ponto, a empresa afirma ainda que sem dar uma bisbilhotada não seria possível oferecer serviços como filtros, e que os usuários mostram estar cientes disso tudo quando aceitam se tornar clientes do Google. Ilegalizar a interceptação, diz o Google, faria com que a atividade do setor todo se tornasse "impossível".

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

value1

Dica: aprenda a configurar uma caixa de mensagem em tela cheia no Gmail

gmailHoje vamos olhar para outro novo recurso, que está começando a chegar para os usuários: a nova janela de mensagem em tela cheia.

 

Por padrão, quando você clicar no botão "Escrever" do Gmail, abrirá uma janela no canto direito da tela.

 

Agora há uma nova opção. No canto superior direito da janela, você verá três ícones: "Minimizar", "Tela Cheia", e "Salvar e Fechar". Clicar no ícone do meio irá ampliar a janela - embora a descrição "tela cheia" seja um pouco hipócrita aqui: você, na verdade, terá uma caixa centralizada e maior, que escurece o fundo.

gmail-fullscreen

Ícone do meio amplia a caixa de composição de mensagem

Pelo menos é assim que ele aparece no meu sistema, que roda a 1920 x 1080. Se você tem uma tela de baixa resolução, a janela pode de fato parecer mais próxima da tela cheia (qualquer pessoa que rode, digamos, 768 x 1366? Comente abaixo e deixe os seus colegas leitores saberem se a janela é realmente "full-screen", ou apenas maior e centrado).

Em todo caso, eu prefiro a janela de composição ampliada e quero que ela apareça todas as vezes que eu escrever uma mensagem - sem ter que clicar no ícone acima mencionado.

Felizmente, é fácil tornar isso padrão:

1. Após clicar em "Escrever", procure a pequena seta no canto inferior direito da janela (veja a imagem abaixo).

gmail-fullscreen2

Botão fica localizado ao lado do ícone para excluir a mensagem criada

2. Clique nessa seta, em seguida, escolha "Definir tela cheia como padrão".

gmail-fullscreen3

Padrão "tela cheia" é a primeira opção

É isso aí! Agora você vai ter a grande janela todas as vezes. Se você decidir que prefere a janela menor, basta repetir o processo.

Falando nisso, qual o tamanho que você prefere: grande ou pequeno?

value1

Como usar as novas abas do Gmail 2

gmailO Gmail recentemente lançou uma de suas melhores ferramentas em anos: abas para a caixa de entrada (na verdade, o recurso foi anunciado em maio, mas apenas agora está disponível para os usuários).

 

Pegando emprestado o design de serviços como Alto e Swizzle Sweeper, o e-mail do Google pode agora organizar automaticamente certos tipos de mensagens em abas, reduzindo consideravelmente a desordem na caixa de entrada.

Por exemplo, todas as suas notificações de serviços sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, etc.) serão classificadas na aba "Social", enquanto ofertas de serviços como Groupon, LivingSocial e outras publicidades estarão sob a aba "Promoções".

Se você ainda não consegue visualizar as guias ao acessar o Gmail (por meio do navegador web) ou quer fazer alterações nas configurações, faça o seguinte:

1. Do lado superior direito do Gmail, ache e clique no ícone da engrenagem (configurações).

2. Clique em "Configurar caixa de entrada".

config-gmail

Caixa das configurações no Gmail

3. Agora escolha qual das cinco guias disponíveis você deseja ativar - ou desativar (pessoalmente, não vejo mal algum em permitir todas as cinco). Se você não tem certeza exatamente sobre o que cada aba faz, apenas coloque o cursor sobre o nome de cada uma; o Gmail irá exibir exemplos personalizados (com base na sua caixa de entrada) dos tipos de mensagens que ficarão ordenados ali.

4. Uma vez feita as seleções, clique em "Salvar". 

Observe que, se você já têm guias que exibidas no Gmail, você pode simplesmente clicar no sinal de mais ("+") à direita da guia para acessar esta mesma caixa de configurações.

abas-gmail

Novas abas do Gmail

No momento, o Gmail não oferece nenhuma maneira de personalizar as abas ou adicionar novas. Além disso, se você habilitar qualquer uma das guias (que agora é padrão do Gmail), você perderá a velha caixa de entrada prioritária.

Dê à nova interface uma chance, e deixo nos comentários o que você achou dela.

fonte: http://cio.uol.com.br/