Internet viabiliza 47% das transações bancárias no Brasil

Internet viabiliza 47% das transações bancárias no Brasil

Quase metade das transações bancárias realizadas no Brasil em 2013 (47%) veio do celular ou do computador, sendo que canais tradicionais como caixas eletrônicos, atendimento telefônico e agências bancárias somaram 37% de participação. Estas são as conclusões de um estudo da Federação Brasileira de Bancos - Febraban - divulgado nesta terça-feira.

 

Em 2009, a participação digital nas movimentações era de 31%. Segundo Gustavo Fosse, diretor da Febraban, a tendência é que o acesso via plataformas online aumente nos próximos anos. “A popularização dos smartphones, a conveniência para o cliente e os investimentos dos bancos em segurança eletrônica mostram que o mobile só tende a ganhar importância”, declara.

A pesquisa estima que em até 10 anos o nível de penetração de smartphones no Brasil pode chegar a 80%, similar ao de países desenvolvidos. Isso pode contribuir diretamente na relevância dos canais. Entre 2009 e 2013, a participação dos dispositivos no número total de operações subiu de quase zero para 6%. Já nos acessos sem transações, como consultas de saldo, o valor subiu de 4% para 10% em apenas um ano.

Acessar o banco pelo computador é uma atividade que cresceu quase 20% ao ano, atingindo a marca de 41,8 milhões de acessos no ano passado. O número equivale a 40% do valor total e coincide com o aumento no uso da rede pelos brasileiros. Em 2007, três em cada dez brasileiros utilizavam a internet. No ano passado, o número subiu para 5,2, ou seja, mais da metade da população.

Via: Febraban 

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/