Mudança no Serviço de Revenda com Cpanel

Mudança no Serviço de Revenda com Cpanel

Mudança no Serviço de Revenda com Cpanel

Mudança no Serviço de Revenda com Cpanel, trabalhamos com o Cpanel há muitos anos , assim que ficamos sabendo que o Cpanel, Plesk e WHMCS haviam sido comprados pela Oakley Capital haveriam mudanças...Principalmente aumento de valor da licença.

No entanto, acredito que ninguém havia imaginado que no dia 27/06/2019 o Cpanel faria o anúncio da mudança na forma de cobrança de sua licença, e que essa mudança fosse impactar nos negócios de forma tão negativa.

Além do aumento de valor da licença, o Cpanel passará a cobrar também pelo número de  contas existentes no servidor, e isso já está em vigor.
https://cpanel.net/pricing
Com esse aumento e faturamento pelo número de contas, a licença do Cpanel  poderá ter valor muito superior ao do servidor dedicado.
Por essa razão, precisamos reavaliar o modelo de negócio da nossa empresa referente aos serviços de revenda de hospedagem, vps e servidor dedicado  com Cpanel, (saliento que essas mudanças não atingirão os serviços de hospedagem).
Apresentaremos em breve  as mudanças em nossos planos de revenda de hospedagem, vps e servidor dedicado  com Cpanel.
Algumas empresas estão adotando a mudança de painel de hospedagem como directadmin e interworkx por exemplo.
www.directadmin.com
http://interworx.com
Acreditamos que o directadmin será o painel que vamos adotar como secundário ao Cpanel, pois o Cpanel consegue migrar contas do directadmin.
Optamos por não fazer isso imediatamente, pois neste momento acreditamos que nem mesmo esses desenvolvedores estavam preparados para esse anúncio do Cpanel.
Do meu ponto de vista técnico, esses painéis (existem alguns outros), nem cogitavam ser concorrentes do Cpanel.
O directadmin possui um script desenvolvido em 2017 que consegue converter backup (um por um) para seu painel.
Após o anúncio do cpanel, o  directadmin correu e desenvolveu algo mais apropriado como pode ser visto nesse link:
https://forum.directadmin.com/showthread.php?t=58059&p=296438#post296438
Outros painéis estão correndo atrás também, como por exemplo o painel de hospedagem popularmente conhecido por CWP (Centos Web Panel).
http://centos-webpanel.com
Que já possui ferramenta de migração de backup Cpanel,  e na semana passada (depois do anúncio), desenvolveu um módulo para revendas em seu painel, pois até o momento não existia...
Esse cenário deverá agitar bastante o mercado de revenda de hospedagens, pois o Cpanel foi bastante ousado em anunciar um aumento de valor e cobrança por conta, e muitos usuários estão dispostos a abandoná-lo.
Em nossa empresa, decidimos não adotar um segundo painel de hospedagem em produção neste momento e vou explicar abaixo os motivos:
1 - Como informei acima, os demais painéis no mercado não estão no mesmo nível do Cpanel (no meu ponto de vista)...E isso quer dizer que o Cpanel  é incrível? Pelo contrário...A minha resposta é NÃO, o cpanel tem muita coisa pra melhorar, precisa de vários scritps comerciais para serem usados com estabilidade, e é por isso que tenho preocupação em correr e usar um painel que não tem tantos recursos com o Cpanel.
2 - Como nossa empresa trabalha com o Cpanel há muitos anos, resolvemos muitos problemas rapidamente (pois a nossa realidade exige isso hoje em dia), já vi usuários comentando que o ticket de suporte de um desses painéis que comentei acima chega a 24 horas (antes do anúncio), depois do anúncio o próprio suporte estava informando a grande demanda que estão recebendo por conta da possível debandada do Cpanel, no entanto, se o tempo de resposta já era alto, eles deverão ficar sobrecarregados por um tempo. Por esse motivo decidimos não adotar um outro painel e colocá-lo imediatamente em produção devido os riscos de comprometer a qualidade do nosso serviço e suporte.
3 - No meu ponto de vista, com essa corrida para abocanhar o mercado, os desenvolvedores desses painéis estão criando ferramentas para importar contas do Cpanel as pressas, e na minha opinião esses novos usuários que estão correndo desesperados do Cpanel devem servir de cobaia (beta testers) para corrigir muitos erros que devem aparecer durante esse processo de migração...Se a migração automatizada não for confiável provavelmente deverá ser feita manualmente e isso vai demanda bastante tempo e nem todos os clientes podem ficar com o serviço inoperante.
4 - Serviço de email confiável, nas pesquisas que fiz li que apenas alguns painéis estão com limitadores de envio de email por hora, e novamente informo que o Cpanel desenvolveu mecanismos para deixar o ambiente compartilhado melhor ao longo dos anos, ainda sim não funciona tão bem...ter o serviço de email com problemas no dia a dia é algo complicado, pois procuramos manter nossos ip´s limpos para maximizar o recebimento de emails de qualquer provedor...
5 - Segurança em ambiente compartilhado...Talvez esse seja o principal motivo de recuarmos em adotar um novo painel de hospedagem imediatamente, pois a parte de segurança é um dos pilares que consideramos ser muito importante, e novamente comento que o Cpanel sozinho não faz isso, temos diversos scripts comerciais que ajudam a proteger o servidor e que usamos há alguns anos e tem nos auxiliado de forma bastante efetiva.
6 - Por fim, destaco a estrutura que criamos ao longo desses anos e julgamos ser confiável para clientes com perfil profissional, nossa estrutura é composta por clusters, servidores de dns redundante, servidores dedicados no Brasil e internacionais, backups externos em outro data center...tudo isso precisa ser repensado com um novo painel e não é possível  fazer isso da noite para o dia.
Ainda não temos informações a respeito do serviço de revenda que será modificado e que está previsto para entrar em vigor em 01/09/2019, estamos trabalhando nas informações do novo plano de revenda e vamos atualizar nosso site assim que possível e informar você o quanto antes.
Posso adiantar que o número de contas vai influenciar no valor do serviço, por esse motivo, recomendo que revise as contas da sua revenda, removendo contas desnecessárias (realize backup antes de remover).
Se não souber ver as contas, basta solicitar que enviamos pra você a lista de contas da sua revenda.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Att,

Sidnei

Tags:, , , , , , , , , , , ,