O Yahoo anunciou nesta terça-feira seus resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2014 comemorando o crescimento de 1% da receita. Os resultados ajudaram a CEO, Marissa Mayer, a defender a efetividade da sua estratégia de recuperação da companhia e rebater as críticas de investidores que pressionam a companhia pela sua política de compra de empresas.

O anúncio dos resultados também incluiu, pela primeira vez, a menção à receita gerada pela publicidade móvel que superou a casa dos US$ 200 milhões e já representa 17% da receita total da companhia.

O mercado respondeu bem aos resultados e as ações da companhia subiram 3% após o fechamento do pregão

“Tivemos um trimestre bom e sólido”, disse Mayer durante o anúncio dos resultados financeiros. “Crescemos a receita por meio de resultados nas nossas novas áreas de investimento – mobile, social, native e vídeo – e a despeito dos problemas de mercado nas áreas legadas”, disse Mayer. 

Mobilidade em alta

“Tenho o prazer de dizer hoje que nossa receita na área de mobilidade agora é palpável. Estimamos que nossa receita bruta em publicidade móvel neste ano vá ultrapassar a casa dos US$ 1,2 bilhão. Investimos muito nesse segmento e esse investimento agora está retornando na forma de engajamento dos usuários e receita consistente para o Yahoo”, disse Mayer.

As vendas do trimestre totalizaram  US$ 1,15 bilhão, 1% acima portanto do mesmo período do ano passado. Excluídos custos de aquisição de tráfego, a receita ficou em US$ 1,094 bilhão, ligeiramente acima das previsões do analistas ouvidos pela Thomson Reuters. 

O lucro líquido foi de US$ 6,77 bilhões. A maior parte do lucro – US$ 6,3 bilhões – veio da venda da participação do Yahoo na gigante chinesa de e-commerce, Alibaba, por conta do IPO do mês passado in the Chinese company’s IPO last month.

Os ganhos do Yahoo por ação ficaram em US$ 0,52, bem acima da estimativa de 30 centavos feita pelos analistas. 

Publicidade nativa

Uma boa parte do sucesso da receita em mobilidade deve-se à venda dos chamados “native ads” (publicidade nativa), que oferece conteúdo patrocinado junto com material editorial, sem usar os tradicionais formatos de publicidade em banners. “Estamos saindo do modelo de ser uma empresa que faz páginas web e ganha dinheiro com banners para ser uma companhia que produz apps móveis e gera receita com elas por meio de publicidade nativa”, disse a executiva durante a conferência de voz de resultados. 

Menos display

A estratégia parece correta, uma vez que o mercado vê de fato a queda da receita do chamado display ad (os populares banners) especialmente por conta do valor cada vez menor do CPM (custo por mil). No caso do Yahoo, a receita com banners cresceu 5% e representou US$ 447 milhões no trimestre. O número de banners vendidos cresceu 24%, mas o valor pago pelo CPM caiu 24%.

A receita gerada pelas buscas pagas (paid search advertising) cresceu 4% e embora o número de clicks pagos tenha ficado estacionário com relação ao período anterior, o custo por click cresceu 17%, segundo o Yahoo.

fonte: http://idgnow.com.br/